Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 29 de Julho de 2010 às 19:04

    Imprimir


Depois de uma reunião realizada hoje entre a secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Vanice Marques, o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional - Abetar, Apostole Chryssafidis, o diretor da Trip Linhas Aéreas, Victor Celestino e técnicos da secretaria, ficou decidido que o Estado fará um diagnóstico completo sobre os aeroportos em Mato Grosso.

Na reunião de hoje foi discutido como será realizado o estudo que contribuirá para a melhoria e o desenvolvimento da aerovia estadual. Serão levantadas as dificuldades, potencial e necessidades. O estudo será conduzido pela Abetar.

O fato de uma cidade ou região estar bem conectada com a malha aérea nacional e internacional é um diferencial para que ela atraia turismo e negócios, conforme assegurou o presidente da Abetar.

Entre os fatores que devem ser levados em conta é o de que Cuiabá é uma das cidades-sede para os jogos da Copa 2014, e entre as dez áreas de investimentos mapeadas pelo governo federal para a Copa, os aeroportos estão incluídos com atenção especial, já que a previsão é de que o Brasil receba 600 mil visitantes. Eles utilizarão o transporte aéreo para esse acesso e além disso, os aeroportos ainda receberão o impacto de ações promocionais de diversos destinos nacionais que desejam ser visitados durante o período de realização dos jogos. O trânsito nos aeroportos deve crescer muito.

“O trabalho a ser realizado deve contar com a união de todos os envolvidos e interessados na melhoria da infraestrutura aérea regional em Mato Grosso. Esse diagnóstico nos dará embasamento para buscar infraestrutura e saber de que forma e onde poderemos aplicar os recursos”, explicou Vanice Marques.

“Precisamos saber com exatidão a real situação dos aeroportos e pistas do estado, as condições em que se encontram, se estão interditadas ou não, se são homologadas”, acrescentou a secretária de Turismo do Estado.

Outro fator analisado pela Abetar é que o estado do Mato Grosso faz fronteira com a Bolívia, e a existência de tráfego internacional também deve ser considerada ao analisar o papel do transporte aéreo como meio de agilizar a integração e interligação entre países, em especial através do mercado denominado Sub-Regional.

O projeto terá três fases, onde será realizada previsão da demanda e da infraestrutura relacionada no Mercado de Linhas Regionais (MLR), mensuração dos impactos diretos, indiretos e induzidos e a proposta de políticas de incentivo à competitividade das operadoras do MLR e ao fomento ao investimento em infra-estrutura.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/120895/visualizar/