Vaga destinada ao Quinto Constitucional será defina em setembro. Conselho Federal da OAB define lista sêxtupla
Procuradora de MT disputa vaga de ministra do STJ
A procuradora do Estado Denise Costa Santos Borralho disputará uma das vagas destinadas ao Quinto Constitucional (destina a advogados), no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ao MidiaNews, a advogada revelou hoje que se inscreveu para o cargo devido à sua experiência profissional nos setores público e privado.
"Entendo que tenho condições de disputar a vaga, devido ao meu currículo com mais de 20 anos de profissão. Durante todo esse tempo, atuei nas redes pública e privada. Dessa forma, conheço os problemas que as pessoas enfrentam em busca de seu direito e dos entes públicos", afirmou.
Após a inscrição, Denise Borralho será sabatinada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em sessão plenária prevista para o dia 12 de setembro.
Em seguida, o conselho fará uma votação e escolherá os nomes que irão compor a lista sêxtupla, que será encaminha ao STJ, que, por sua vez, escolherá três nomes e os enviará ao presidente da República. Cabe a Lula definir quem será o novo ministro do STJ.
O presidente da OAB-MT, Cláudio Stábile, declarou apoio a Denise Boralho. Ele explicou ao MidiaNews que tem contatado os presidentes das seccionais de todo Estado, em busca de apoio ao pleito da procuradora. Além disso, Stábile deverá acompanhá-la em Brasília, em busca de apoio dos conselheiros federais.
Currículo
Denise Borralho formou-se em Direito em 1987, pela Universidade Federal de Mato Grosso. Em 1988, começou atuar como assessora jurídica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), onde permaneceu até 1995. Em seguida, foi para iniciativa privada, atuando em escritório de advocacia até 2002, quando passou no concurso da Procuradoria do Estado.
Ela assumiu o cargo em janeiro de 2002 e, desde então, passou por vários setores: judicial, fiscal e precatório. Além disso, Boralho é professora de Legislação Penal Extravagante, Direito Coletivo do Trabalho e Práticas Jurídicas na Faculdade Afirmativo.
A advogada é membro da Comissão do Direito da Mulher da OAB/MT e possui especializações em Direito do Trabalho, Direito Público e Direito do Estado. Atualmente é mestranda como aluna especial da Área de Concentração de Bio-Direito e Cidadania, pelo Centro Universitário Salesiano de Lorena (SP).
Comentários