Grupo japonês questiona padrão de tecnologia do trem-bala
Apesar de não haver impedimentos no edital quanto a nenhuma tecnologia, Suzuki afirma que as características mínimas exigidas são baseadas na experiência europeia, o que impediria outros modelos de tecnologias "já comprovados", como a japonesa.
O superintendente-executivo da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Hélio Mauro França, reafirmou que as condições não estão vinculadas a nenhum padrão específico e que propostas de diferentes países poderão ser aceitas, desde que estejam de acordo com o que está estipulado no edital.
DÚVIDAS
Durante o evento, diante de pedidos de esclarecimentos de interessados na concessão, França afirmou que haverá flexibilidade na exigência de conteúdo nacional mínimo quando o produto brasileiro não suprir as exigências técnicas e econômicas determinadas. A ANTT estudará também a inclusão de exigências de segurança para o passageiro como quesito.
Outra questão levantada foi a possibilidade de exploração comercial de trechos do traçado antes da conclusão da obra. Segundo os membros da comissão de avaliação, a construção em fases é permitida desde que o trecho pronto ligue duas estações que constam como obrigatórias no edital.
Também é necessário que a construção do trecho esteja homologada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e com todas as licenças ambientais em dia.
O leilão está previsto para 16 de dezembro.
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