Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 29 de Julho de 2010 às 10:08

    Imprimir


As projeções de inflação do Banco Central para 2010 continuam "sensivelmente" acima do centro da meta de 4,50%, mas os dados para 2011 e 2012 já se aproximam do objetivo da instituição.

O BC não divulga as suas expectativas para a inflação nas atas do Copom (Comitê de Política Monetária), mas diz que elas caíram em relação a junho.

Para 2011, as projeções também caíram, mas estão acima da meta no cenário que considera a manutenção dos juros no patamar anterior e "ao redor" da meta considerando os aumentos de juros esperados pelos economistas do mercado financeiro.

Somente no primeiro semestre de 2012, segundo o BC, a previsão está abaixo da meta, considerando o aumento projetado para a taxa básica. No cenário com juros menores, ficaria "em torno" da meta.

Na semana passada, o Copom reduziu o ritmo de alta dos juros e elevou a taxa básica em 0,5 ponto percentual, para 10,75% ao ano. Os dois aumentos anteriores (abril e junho) foram de 0,75 ponto cada.

"A dinâmica das projeções de inflação vai ao encontro da visão expressa no último Relatório de Inflação, no sentido de que, apesar de as mesmas haverem se elevado entre março e junho, na margem, ou seja, em junho, havia sinais de reversão desse movimento", diz o Copom para justificar a decisão. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/120978/visualizar/