Independente do momento político, o governador Silval Barbosa (PMDB) se comprometeu a fazer gestão junto ao governo federal
Silval e Galindo selam acordo pelo PAC
O governador e candidato à reeleição, Silval Barbosa (PMDB), e o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), selaram “pacto” para garantir a execução dos oito lotes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I), com recursos da ordem de R$ 178,220 milhões. Deixando de lado as questões políticas, o chefe do Executivo estadual também se comprometeu a “fazer gestão” junto ao governo federal para assegurar mais investimentos para a Capital no PAC II, que prevê um montante de R$ 1 bilhão para todo o país.
O receio de que a administração municipal pudesse perder a verba sobre o PAC I levou o governador a se reunir, na tarde de ontem, com Galindo, na sede da prefeitura da Capital. A visita contou ainda com a presença do ex-governador e candidato à reeleição, Blairo Maggi (PR), além de secretários de Estado e do município. A primeira fase do programa foi instituída na então gestão de Maggi e do ex-prefeito e candidato ao governo, Wilson Santos (PSDB). Eles são adversários políticos nas eleições de 2010.
Do Executivo municipal veio a garantia de que o processo licitatório dos lotes será concluído em no máximo 10 dias. Chico também assegura que a conclusão total das obras ocorrerá em até um ano. O prefeito aproveitou a presença dos líderes do governo para apresentar um cronograma de ações para a completa execução dos projetos. De posse das informações, o chefe do executivo estadual reafirmou a disposição do Estado de colaborar com todas as fases das ações. No entanto, não foi discutida no encontro a possibilidade de o governo vir a assumir parte das obras – nas quais injetou recursos.
Também foram discutidas vias para aceleração dos projetos referentes ao PAC II, que engloba vários projetos como o de mobilidade urbana e de infra-estrutura ligados à Copa de 2014. Após a reunião, o governador reiterou a abertura da administração estadual para ajudar o município. Ele também confirmou disposição de intervir, junto ao governo federal, para garantir tratamento especial para Cuiabá. Silval lembrou que o Estado está disposto a colaborar através de vias como recursos provenientes do Fetal (Fundo Estadual de Transporte e Habitação).
O chefe do Executivo estadual demonstrou ainda confiança sobre a gestão do prefeito Chico Galindo sobre as obras do PAC. Fez questão também de reafirmar a disposição da administração do Estado para assegurar que a Capital esteja preparada para receber o Mundial de 2014. “Temos muito trabalho pela frente e o Estado vem agindo com responsabilidade para ajudar o município a estar preparado para o Mundial. Por isso, estamos colocando as secretarias do Estado à disposição do município para colaborar onde for preciso”, enfatizou.
Também participaram da reunião o secretário-chefe da Casa Civil, Éder Moraes, o secretário estadual de Infra-estrutura, Arnaldo Alves de Souza Neto, além de secretários municipais.
PAC – As obras do PAC em Cuiabá estão paralisadas desde agosto de 2009, quando foi desencadeada a Operação Cenas pela Polícia Federal. Servidores públicos e empreiteiros foram presos acusados de fraudes no processo de licitação.
Comentários