Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Quarta - 28 de Julho de 2010 às 06:30
Por: Alecy Alves

    Imprimir


PEDRO ALVES/DC
Atores da megaoperação de 400 homens reforçam que trabalho foi para coibir passagem de droga pelo Estado
Atores da megaoperação de 400 homens reforçam que trabalho foi para coibir passagem de droga pelo Estado

A prisão de 59 pessoas e a apreensão de pouco mais de 35 quilos de pasta-base de cocaína são o saldo da maior operação conjunta já realizada na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, denominada “Gênesis”, para coibir o tráfico internacional de drogas. Desencadeada semana passada, a ação mobilizou quase 400 homens de 17 instituições, helicópteros, barcos e dezenas de viaturas em 23 municípios do Estado.

A ação, liderada pelo Grupo de Fronteira (Gefro) de Mato Grosso, durou sete dias e atingiu 23 municípios. Tendo Cáceres como ponto de partida, se estendeu por Tangará da serra, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Nossa Senhora do Livramento, Barão de Melgaço, entre outros.

A presença ostensiva e duradoura resultou na apreensão de 35,5 quilos de pasta-base de cocaína, suficiente para industrializar mais de 150 quilos da droga; 44 prisões em flagrante delito e outras 15 por mandado de prisão, além de seis armas recolhidas e três carros roubados recuperados.

O patrulhamento atingiu os 983 quilômetros de fronteira, sendo 750 secos (terra) e 233 alagados (rios). O balanço da operação, que faz parte Plano de Ações de Segurança (PAS), foi apresentado ontem pelo governador Silval Barbosa e representantes das demais organizações participantes.

Silval Barbosa disse que não estava satisfeito somente com os dados quantitativos, mas com a sinalização de que a partir de agora pode haver uma forte e permanente parceria no combate ao tráfico de drogas na fronteira.

Indagado sobre se não seria insignificante a quantidade de drogas apreendidas numa operação desse porte, o governador, ao lado do comandante da Força Nacional de Segurança, coronel Luiz Antônio Ferreira, destacou que o objetivo é inibir a entrada de drogas no Brasil por território mato-grossense.

Já o coronel Luiz adiantou que o grupo da Força Nacional reforçará o policiamento na fronteira até o final deste ano. No entendimento dele, o Estado não pode continuar com a pecha de corredor do tráfico de drogas do país. Ainda para este ano, o governo anunciou a chegada de pouco mais de R$ 7 milhões em equipamentos como veículos, barcos e outros modernos instrumentos de monitoramento da criminalidade.

Na lista de equipamentos estão um helicóptero e o visor termal, indicado para ações noturnas e capaz de detectar objetos e pessoas pelo calor (do motor de um barco que acabou de ser desligado ou do corpo humano, por exemplo).

Além de avaliar como positiva a primeira grande ação conjunta, o comandante da operação, coronel Antônio Mário Ibanez Filho, disse que o Gefron precisaria dobra o número de policiais para tornar o policiamento de fronteira mais eficiente.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, disse que a repressão ao tráfico é a segunda parte do PAS. A primeira reúne campanhas de prevenção ao uso de drogas e tratamento de dependentes químicos. Curado confirmou, sem citar número, que destacará novos policiais para o Gefron.

A Gênesis integrou forças estaduais e federais ligadas à Segurança Pública, tais como policiais militares e civis do Estado, da Força Nacional, Exército Brasileiro, Marinha, Polícia Federal, Força Aérea Nacional (FAB), da Polícia Rodoviária Federal, membros da Receita Federal e do Policiamento Especializado de Fronteira Nacional (Pefron).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/121205/visualizar/