Mesmo inelegível, Henry faz lançamento de candidatura
Mesmo inelegível, o deputado federal Pedro Henry (PP) fará o lançamento oficial da sua candidatura no próximo sábado, em Cáceres, reduto eleitoral do candidato. O parlamentar está em plena campanha pela reeleição.
Na semana passada, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por decisão unânime, declarou inelegíveis por três anos Henry; seu irmão, o ex-prefeito de Cáceres, Ricardo Henry; e o ex-vice-prefeito da cidade, Manoel Ferreira de Matos, por abuso de poder econômico e de autoridade, além do uso indevido de veículo de comunicação nas eleições municipais de 2008.
O parlamentar, porém, vai recorrer da decisão Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A condenação do TRE a Henry levou em consideração duas entrevistas concedidas para a TV Descalvados um mês antes do início da data das eleições. A entrevista ocorrida em horário considerado nobre foi realizada na emissora de propriedade da família Henry.
Na ação, consta que “na segunda entrevista, concedida por Pedro Henry, irmão do ex-prefeito Ricardo Henry, observou que suas palavras são todas no sentido da necessidade de reconduzir Ricardo Henry ao Palácio Municipal e contrárias a eventual mudança de sua titularidade”. Não foi concedido espaço igual aos outros candidatos.
Esse não é o único problema de Henry na justiça. Ele já teve o mandato cassado pelo TRE, em novembro de 2007, sob as acusações de compra de votos na eleição.
Comentários