Abicalil pede no TRE retirada de matéria no portal sobre panfleto
O deputado federal Carlos Abicalil, candidato do PT a senador, ingressou com representação eleitoral com pedido de liminar de direito de resposta contra o RDNews por causa da matéria que trouxe reprodução de um panfleto apócrifo espalhado nas ruas de Cuiabá. O panfleto sem autoria apresentava críticas ao parlamentar, sustentando que este se mostrou inimigo dos aposentados, já que foi "o único deputado de Mato Grosso que votou contra o aumento para os aposentados". A matéria foi editada em 23 de junho.
Abicalil entendeu que a divulgação do panfleto afrontou a sua honra e, por isso, ingressou com representação junto ao Tribunal Regional Eleitoral. A ação é assinada por uma banca de advogados do deputado, sendo eles Heitor Corrêa da Rocha, Renato Orro Ribeiro, Nayla Corrêa Menandro, Fabiana Curi e Yana Gomes Cerqueira.
O juiz-auxiliar da propaganda eleitoral Samir Hammoud deferiu parcialmente a liminar. Determinou que o portal retire do ar a matéria num prazo de 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 1 mil. Quanto ao direito de resposta, o magistrado entendeu que o pedido será apreciado junto com o mérito. Cumprindo a determinação judicial, o RDNews já retirou a matéria do ar nesta segunda (26), às 18h, uma hora após a notificação.
Comentários