O cacique Aldeci Arara disse ao G1 que a reunião foi marcada para o início da tarde. A liberação dos reféns será um dos pontos discutidos no encontro. “Nós exigimos essa reunião principalmente para tentarmos entrar em um acordo sobre os problemas de nove comunidades. Veremos então como ficará a questão [dos reféns]”, afirmou.
Índios mantêm cinco reféns em canteiro de obras (Foto: Arte/ G1)
Os índios querem uma indenização pela construção da hidrelétrica e melhorias para as comunidades que vivem na região.
“Essa construção causou um impacto muito grande na vida do nosso povo. Estamos sofrendo por causa dessa obra”, disse Arara. “Esse protesto está sendo válido para conseguirmos dar um encaminhamento mais rápido para a questão. Queremos uma posição das autoridades sobre nosso problema."
Reféns
Os indígenas ocuparam o canteiro de obras no domingo (25). Inicialmente, os índios mantinham cerca de 100 trabalhadores reféns.
Segundo Arara, no início da noite de domingo, os operários foram trocados por cinco funcionários que ocupam posições de liderança na empresa responsável pelas obras.
“O outro pessoal já não está mais aqui. Ele saíram ontem [domingo] e foram para a cidade”, disse Arara.
As obras da hidrelétrica de Dardanelos tiveram início há três anos, segundo a Funai. A previsão é de que a hidrelétrica entre em operação em janeiro de 2011.
Comentários