Serys oficializa candidatura a deputada federal
Após afirmar reiteradas vezes que iria abandonar a vida pública pelo motivo da militância petista não validar sua reeleição, a senadora Serys Marly oficializou a candidatura a deputada federal em substituição ao médico Alencar Farina. Em discurso marcado pela emoção e manifestação de apoio de diferentes grupos do PT, a parlamentar enfatizou que a garantia de sua presença no pleito de outubro não implica em apoio à candidatura ao Senado do correligionário Carlos Abicalil.
"Vou para essa disputa com muita determinação e pedir, de ponta a ponta deste Estado, apoio as candidaturas de Dilma Roussef à presidência da República, Silval Barbosa e Chico Daltro ao Palácio Paiaguás e Blairo Maggi ao Senado, e ponto final", declarou.
Para evitar constrangimento a Abicalil, considerado aliado de primeira hora das cúpulas republicanas e peemedebistas, sobretudo nas reivindicações de Mato Grosso feitas ao Governo Federal, estrategicamente, o candidato ao Senado Blairo Maggi e o governador Silval Barbosa não participaram do evento realizado na sede da Fiemtec, bairro Porto.
Foram representados por Luiz Antônio Pagot, Diretor Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Roseli Barbosa (primeira dama do Estado), Chico Daltro (candidato a vice-governador), e José Aparecido dos Santos, o Cidinho (candidato a primeira suplência ao Senado).
Numa fala que se prolongou por mais de 20 minutos, Serys atacou a decisão do PT de não referendar sua reeleição. "Puxaram meu tapete e chutaram minha canela. Queria ter meu mandato de senadora avaliado pelo povo mato-grossense, mas, setores do PT não deixaram acontecer", criticou.
Sem esconder as lágrimas no rosto, a petista afirmou que estava surpreendida com a manifestação para que não abandonasse a política. "Sem falsa modéstia, recebi telefones de senadores que vão do PSOL ao DEM. O senador Cristovam Buarque me emocionou com seu discurso no Congresso. Líderes comunitários do Araguaia e regiões Sul e Norte do Estado pediram minha presença".
Com a experiência de ter assumido a titularidade de cinco Comissões no Senado, Serys argumentou que sua participação no Congresso Nacional a motivou entrar novamente no páreo desta eleição.
"Continuo na luta pela vontade de lutar pela melhoria do povo mato-grossense. Minha experiência no Senado vai servir de base para projetos melhores que permitam avanços em educação, saúde, segurança e infraestrutura para Mato Grosso".
Participaram do ato pró-Serys militantes das correntes O Trabalho, Democracia Socialista. Utopia e Vida, Articulação de esquerda e Graúna. Nenhum integrante da ala Construindo um Novo Brasil (CNB), representada por Abicalil, Alexandre Cesar e Ságuas Moraes compareceu ao evento.
Comentários