Justiça Eleitoral convoca 400 mil mesários em SP
A Justiça Eleitoral de São Paulo convocará até 4 de agosto cerca de 400 mil mesários para trabalhar nas eleições gerais de 3 de outubro. Em todo o Estado serão instaladas 81,5 mil mesas receptoras de votos, com cinco integrantes cada, segundo informações divulgadas pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo). Na capital do estado atuarão mais de 114 mil mesários -- o que corresponde a 28,5 % do total.
Segundo o TRE-SP, os mesários são escolhidos preferencialmente entre os eleitores da própria seção eleitoral, e dentre eles, os que tem nível superior, os professores e os servidores da Justiça. O convocado tem direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e também para cada dia de treinamento -- realizados em agosto e setembro. O mesário ganha auxílio-alimentação, um certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral e preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital.
Quem for convocado tem o prazo cinco dias para contestar o chamado junto ao juiz eleitoral, a partir do seu recebimento. O trabalho é obrigatório e a dispensa só ocorre em casos excepcionais, mediante apreciação do magistrado.
VOLUNTÁRIOS
Desde abril, o TRE-SP promove a inscrição voluntária de estudantes universitários por meio de convênios firmados com instituições de ensino superior.
As horas correspondentes ao serviço de mesário são aproveitados como crédito, em atividades complementares, exigidas dos estudantes. Eles também recebem os benefícios legais.
Em todo o Estado, 69 instituições já formalizaram a parceria, sendo 15 na capital. Entre elas estão o Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Faculdade Cásper Líbero, Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Pontifícia Universidade Católica (PUC), Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN) e Universidade Metodista de São Paulo, entre outras.
Comentários