Campanhas de Dilma, Marina e Serra se mostram satisfeitas com Datafolha
José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) seguem empatados na corrida presidencial. O tucano está com 37% contra 36% de Dilma. Marina Silva (PV) tem 10%. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.
O presidente do PT, José Eduardo Dutra, afirmou que o resultado da pesquisa Datafolha atende às expectativas da campanha petista de chegar ao início da propaganda eleitoral gratuita na TV e rádio com um empate entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).
"Usando um vocabulário de Banco Central, o melhor é que Dilma está com um viés de alta e Serra, com viés de baixa".
Dutra negou que houve decepção no comando da campanha com o empate técnico, ou que se esperava que os números mostrassem Dilma à frente de Serra, como ocorreu em outras pesquisas nos últimos dias. "Desde o ano passado temos esta meta [de estar empatado no início da propaganda gratuita]", afirmou.
Ele comemorou em especial o resultado da pesquisa espontânea --quando o entrevistado responde em quem pretende votar sem ver a lista de candidatos. Dilma aparece com 21% contra 16% de Serra. Além disso, a petista conta potencialmente com 4% dos que responderam votar no presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos 3% que disseram ter intenção de escolher "o candidato de Lula" e daqueles que afirmaram querer "um candidato do PT" (1%).
A pesquisa Datafolha concluída ontem e divulgada hoje pela Folha revela Serra e Dilma tecnicamente empatados, com 37% e 36%, respectivamente. Marina Silva (PV) aparece em terceiro, com 10%.
SERRA
O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, recebeu com alívio o resultado do Datafolha, que aponta empate entre o tucano José Serra (37%) e a petista Dilma Rousseff (36%) na corrida presidencial. "O PT anunciou dez pontos de vantagem e terminou a semana com um ponto atrás", ironizou.
Para Guerra, o desempenho tucano é satisfatório ante a estrutura do PT --maior, sim, mas nem por isso hábil. Ele afirmou ser "uma fraude" a versão de que a máquina petista é eficiente. "É uma campanha de trapalhadas."
Os números provam que Serra tem candidatura consolidada, na opinião do presidente do partido.
MARINA
Sobre a pesquisa Datafolha, que mostra sua oscilação positiva de 1% --ela aparece com 10% das intenções de voto--, a candidata do PV, Marina Silva, se disse "muito feliz".
"A pesquisa é um momento que está sendo registrado pelos institutos de pesquisa. Existe outro que é registrado pelo mundo real que é a mobilização feita pela sociedade".
Marina, no entanto, lembrou da decepção que teve no passado com pesquisas eleitorais quando, candidata no Acre, era apontada em quarto lugar e terminou o pleito em primeiro.
"É possível que essa pororoca tenha se formado no dia, mas acho que não é muito factível", disse.
Comentários