Prefeito de Carlinda pede atenção à agricultura familiar e saúde
O futuro governador de Mato Grosso tem que ser mais municipalista. Esta foi a solicitação do prefeito de Carlinda (a 727 km de Cuiabá), Orodovaldo Miranda (PV), durante a visita do candidato a governador, Mauro Mendes (PSB), ao município.
Segundo o prefeito de Carlinda, a criação da Secretaria das Cidades – proposta de Mauro Mendes – dará aos municípios mais autonomia, de modo a fortalecerem suas economias. Hoje, destacou Miranda, o carro chefe da economia da região, a agricultura familiar, não é valorizado pelo Estado.
“Aqui sofremos com a falta de logística, educação e segurança. Para atender essas demandas, o governador tem que atuar como prefeito dos 141 municípios, preocupar-se com o desenvolvimento de cada cidade. Acredito em Mauro e me empolguei com o projeto da Secretaria das Cidades, que irá auxiliar os prefeitos em projetos de incremento municipal”, disse Miranda.
Ele ainda citou que a saída econômica para a região é a Integração Lavoura-Pecuária (ILP). O prefeito explicou que é preciso fazer a verticalização da produção e buscar alternativas para agregar valor à produção. Conforme o gestor, Mato Grosso é campeão de produção de alimentos e manda tudo para fora do Estado. “É hora de valorizar os pequenos agricultores. Para transportar esta produção é preciso melhorar o eixo rodoviário, a logística e também viabilizar outros modais como a hidrovia Teles Pires”.
O prefeito de Carlinda também reclamou da falta de atenção dos governantes com relação ao sistema de Saúde na região. “Estamos cansados de promessas. Precisamos de um hospital regional para Alta Floresta, que poderá atender todas as localidades próximas”.
APOIO - Em apoio a Mauro Mendes, Orodovaldo defendeu que é preciso enaltecer os novos líderes. “Mauro está no caminho certo. Ele realmente é a alternativa, nossa terceira via. Mauro não tem rejeição e está rodeado de boas pessoas. Ele é o diferente”, falou.
SECRETARIA DAS CIDADES - Depois de receber dezenas de manifestações de apoio de líderes da cidade, Mauro Mendes explicou um pouco mais sobre o projeto da Secretaria de Cidades. De acordo com ele, a Secretaria ajudará os municípios com o Planejamento Urbano e o órgão terá a missão de pensar, com cada prefeitura, projetos específicos de gestão.
A ideia é ajudar o prefeito a administrar a cidade. “Não quero apenas fazer asfalto entre as cidades e sim projetos para asfaltar o interior dos municípios”, destacou.
Comentários