Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Sexta - 23 de Julho de 2010 às 06:52
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


As dificuldades encontradas pelo PSDB para garantir o deferimento do registro de candidatura ao governo do ex-prefeito da Capital, Wilson Santos, junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), geram incertezas no bloco - que começa a analisar nome de possível substituto para a chapa majoritária. Na movimentação das peças do tabuleiro político os nomes do senador Jayme Campos (DEM) e da presidente estadual do PSDB, deputada federal Thelma de Oliveira, são postos como via alternativa, caso a candidatura do tucano não decole. Wilson, no entanto, demonstra tranquilidade ao confiar num resultado positivo.

Fonte da direção do Democratas revela clima no mínimo de preocupação com a possibilidade de rejeição do registro de Wilson junto à Corte Eleitoral. Pesam contra o ex-prefeito da Capital em especial duas situações vistas como fortes obstáculos para sua confirmação como postulante à chefia do Estado. As contas de campanha dele, nas eleições municipais de 2008, foram reprovadas pela Justiça Eleitoral de primeira instância e pelo TRE. O quadro foi agravado com a negativa do Juízo Eleitoral sobre requerimento de certidão de quitação eleitoral – necessária para anexação ao processo de registro de candidatura.

A assessoria jurídica de Wilson Santos corre contra o tempo, ao tentar assegurar o recebimento da certidão e ainda em relação a recurso interposto junto ao Superior Tribunal Eleitoral (TSE), que tenta rever a decisão do TRE sobre as contas de campanha reprovadas. Na avaliação da assessoria jurídica do candidato tucano, a situação será contornada. Entre os principais argumentos de defesa constam instrumentos como a Lei da Ficha Limpa – que aponta a necessidade de apresentação das contas de campanha. Todavia, existem pontos de vista diferentes entre magistrados sobre a legislação – o que gera um cenário de incerteza a respeito do sucesso ou não de Wilson sobre os processos na Justiça Eleitoral.

Diante desse quadro, membros das cúpulas do PSDB e do DEM analisam vias alternativas para uma eventual substituição da liderança de chapa majoritária. Recentemente o nome de Jayme Campos foi aventado, em reunião da legenda, para assumir o posto. O senador, segundo informações, foi inicialmente avesso à proposta. Entre os tucanos chegou a ser discutida a possibilidade de a presidente do partido no Estado, Thelma de Oliveira, assumir o espaço.

Jayme Campos, entretanto, assegura que está confiante sobre uma solução positiva do caso. Ele acentua a defesa em torno da ação que paira sobre Wilson ao lembrar que confia nos resultados dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos pela equipe jurídica de campanha do ex-prefeito.

As contas de campanha de Wilson Santos forma auditadas no período pós-eleitoral da campanha de 2008 pela equipe de auditoria do TRE. O parecer da auditoria foi pela “aprovação com ressalvas”, levando em consideração falhas como em relação ao período determinado pela legislação eleitoral para abertura de conta bancária do candidato – específica para a campanha. Porém, o balanço financeiro de Wilson Santos foi reprovado pela Justiça de primeira instância e ainda pela Corte Eleitoral. Processos semelhantes verificados nas eleições de 2006, mesmo rejeitados pela auditoria, passaram pelo crivo do Pleno do TRE sendo posteriormente “aprovados”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/121766/visualizar/