Repórter News - reporternews.com.br
Oscilações na rede elétrica obrigam hospital a usar baterias nas cirurgias
O Hospital Municipal de Confresa (a 1.149 km de Cuiabá), cidade com 30 mil habitantes, está sendo obrigado a utilizar baterias de caminhão para dar suporte às constantes quedas de energia durante os procedimentos cirúrgicos. A situação é de conhecimento da Rede/Cemat, empresa responsável pelo abastecimento da zona urbana, porém, nenhuma medida foi tomada para uma solução definitiva ou paliativa.
Além de afetar a principal unidade de saúde de Confresa, o problema vem afetando também o empresariado que já não sabe a quem recorrer. A reclamação é geral e inclui também as ligações domésticas, de menor porte, mas obrigada a enfrentar as oscilações diárias do sistema que abastece a cidade.
“Fico muito triste com esta empresa que fornece energia aqui para nossa região. Tive um computador queimado e será que serei ressarcido. Agora eu pergunto, se a gente não pagar os talões eles vem não tem piedade e cortam a energia de sua casa ou seu comércio e nós não temos direito algum. Quero pedir ao Ministério Público, ao PROCON para que analise essa situação e penalize a empresa. É o mínimo que pode ser feito”, disse o consumidor Fábio Tonetto.
Sem gerador para garantir o fornecimento regular de energia, o Hospital Municipal tem sofrido prejuízos com a queima de aparelhos de raios-X e aparelhos de uso diário. De acordo com a direção da unidade, o prejuízo já passa de R$ 10 mil sem ressarcimento da empresa fornecedora de energia. Durante a realização de cirurgias o hospital tem feito o uso de baterias de caminhões para manter os equipamentos ligados e não colocar a vida do paciente em risco.
A empresa anunciou a instalação de 10 isoladores na linha de alta tensão de Barra do Garças a Nova Xavantina, instalação de protetores anti-pássaros e também melhorias no aterramento ao longo da linha para evitar as oscilações e quedas constantes de energia. Até agora, no entanto, os equipamentos ainda não foram instalados. (Com informações da Agência da Notícia)
Fonte:
RD News
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/12188/visualizar/
Comentários