Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 20 de Julho de 2010 às 16:47

    Imprimir


Um grupo de 60 trabalhadoras rurais assentadas concluiu curso de artesanato em palha de milho nesta semana. A capacitação aconteceu na sede da Organização Não Governamental (ONG) Asa Branca, executora do convênio com o Incra, em Petrolina, região Oeste de Pernambuco. O convênio visa à formação de trabalhadoras rurais de 15 Projetos de Assentamento em sete municípios do Sertão pernambucano.

O trabalho foi iniciado em abril com o objetivo de capacitar 60 trabalhadoras rurais assentadas em artesanato de bonecas de pano, fibra de bananeira e palha de milho. Além da capacitação, o convênio prevê a criação de uma cooperativa e a inserção dos produtos no mercado local e regional.

Segundo Rita Rosa, presidente da Asa Branca, a cooperativa encontra-se em fase de finalização, com o estatuto pronto para ser registrado até o início de agosto. Rita acrescenta que, “embora a finalidade da cooperativa seja a comercialização dos produtos artesanais existe também a possibilidade de comercializar outros produtos da reforma agrária”.

Para a assentada Maria Aparecida Lemos, do Projeto de Assentamento Barro Vermelho, no município de Cabrobó (PE), além da geração de renda, este projeto está possibilitando maior interação na comunidade. “Estou comercializando cada boneca grande a R$ 35, o que tem me dado renda e reconhecimento no meu município”, destacou.

De acordo com Rita Rosa, na primeira fase do projeto, as assentadas capacitadas terão um incremento de até um salário mínimo na renda familiar com a comercialização de bonecas. “O grupo está muito coeso na criação e comercialização de bonecas, já tivemos exemplos concretos de exposições em feiras dentro e fora dos municípios, com todo conteúdo exposto comercializado. Com a cooperativa, a renda pode atingir um salário mínimo para cada artesã”, estima.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/122153/visualizar/