Fondue de queijos vai bem nesse frio, sugere Big Lar
Um fondue de queijos cai muito bem neste frio, especialmente se acompanhado de um bom vinho. O consultor de vinhos do Supermercado Big Lar, Roberto Corre, apresenta uma receita de preparo de fondue com três excelentes queijos, os principais usados para o preparo da iguaria.
“Como estamos curtindo um friozinho, coisa rara em Cuiabá, o fondue de queijos é uma boa pedida para reuniões em família e de amigos. Sempre acompanhado por um bom vinho e o pão italiano, é importante conhecermos os principais queijos usados para fazer o fondue”, explica Roberto Correa.
Um dele é o Gruyère, um queijo origem suíça, feito com leite de vaca e possuí uma longa maturação (de 4 a 10 meses). Tem uma casca dura e textura cremosa e suas olhaduras (orifícios na massa) são menores que os do seu compatriota Emmenthal.
“O queijo Gruyere tem um sabor doce no principio com toques de frutos secos, chocolate e um final mais potente e profundo, de aroma picante e intenso. Alguns queijos apresentam pedrinhas de sal no meio da pasta, também característico de queijos Parmesão”, observa o consultor .
Queijo com um rico valor gastronômico, utilizado para a fondue, tábuas de queijos e na elaboração de molhos. Acompanha com pão, vinho branco e vinho espumante.
O outro é o Emmenthal, um queijo também de origem suíça, igualmente feito com leite de vaca e com longa maturação. Tem a mesma casca dura e textura cremosa. A diferença para o Gruyères são as olhaduras: maiores e mais numerosas do que o seu compatriota. Por isso o Emmenthal é conhecido carinhosamente como "queijo do rato".
“De sabor adocicado e picante, ele destaca-se no preparo de fondue, tábuas de queijos e nas receitas onde é necessário derretermos o queijo. Os espumantes brancos franceses são ótimos acompanhamentos para o Emmenthal, ou o Vinho Suíço Fendant du Valais Branco.
O terceiro queijo é o Estepe, largamente produzido pelos laticínios brasileiros. Originário das estepes russas, seu sabor é suave e amendoado, ligeiramente doce e seu aroma é suave e limpo, onde se destaca uma nuance láctea, caramelada.
“Este excelente queijo destaca-se no preparo de fondue e tábuas de queijos. Combina com os vinhos brancos da Riesling ou com os espumantes doces da uva Moscatel”, indica Roberto Correa.
Confira a receita de preparo do fondue de queijos
Ingredientes:
- 200g de queijo gruyère
- 150g de queijo emmenthal
- 150g de queijo estepe
- 1 dente de alho
- 1 pitada de nozmoscada
- 1 colher de sopa de amido de milho (opcional)
- 1 cálice de conhaque ( 20 ml) ( opcional)
- 3/4 de um copo de vinho branco seco ( cerca de 180ml)
Modo de Fazer:
1. Rale os queijos no ralador ou processador
2. Dissolva o amido de milho no vinho branco e misture com o conhaque
3. Adicione a noz-moscada a este líquido
4. Passe o alho nos lados e fundo da panela
5. Coloque os queijos e o líquido que você preparou na panela e vá misturando, sempre em fogo baixo, até fundir totalmente o queijo
6. Continue mexendo até que a massa ganhe uma consistência homogênea, logo após levantar fervura
7. Caso fique muito líquido, dissolva mais um pouco de amido de milho em um cálice de água e adicione à mistura
8. Sirva preferencialmente com pão italiano, mas na falta desse você pode usar outro pão, desde tenha consistência firme para não se despedaçar quando você mergulhar no queijo
Comentários