Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 20 de Julho de 2010 às 09:49

    Imprimir


A data da Conferência Estadual de Gestão Democrática (Congede), que seria realizada nos dias 17 e 18 de agosto, foi alterada pela comissão organizadora do evento para os dias 30 e 31 de agosto. A decisão foi tomada na manhã de hoje (19), em função do pouco tempo que os segmentos das escolas teriam para discutir o assunto antes de participarem da etapa estadual.

De acordo com a vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Jocilene Barboza, a mudança era imprescindível. “As escolas da rede pública estão em período de férias, o que dificulta a socialização das informações entre pais, alunos, professores e funcionários, e esse momento de discussão é fundamental”, ressaltou. Com o retorno das aulas previsto para o dia 31 de julho, os participantes terão um mês para fomentar o debate.

Além disso, a reunião de hoje analisou o material de apoio que será encaminhado às escolas de todas as regiões do Estado. Até então, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) havia apenas sistematizado as respostas dos questionários enviados em 2009 sobre a Lei 7.040, que instituiu a Gestão Democrática no Ensino Público Estadual. Mas o Sintep/MT defendeu que o órgão também deveria remeter às escolas um histórico sobre o processo de implementação desta Lei, além da interpretação dos gráficos sobre as respostas sistematizadas.

Segundo Jocilene Barboza, o grupo fez pequenas observações sobre os textos, reafirmando a alteração feita no Regimento Interno da Congede, a pedido do Sintep/MT. “Atentamos para a retirada da afirmação ‘promover mudanças na Lei 7.040’ do trecho que fala sobre o objetivo do evento, pois entendemos que as contribuições servirão para analisar como as práticas de gestão democrática vêm sendo desenvolvidas nas escolas. Por isso, o regimento interno não pode conter uma indicação como esta. As conclusões serão resultados dos debates e passarão pela aprovação da plenária", frisou a sindicalista.

Preocupação persiste – A preocupação do Sintep/MT com relação à eleição dos delegados para participarem da Congede permanece. Sem a realização das etapas regionais, a vice-presidente teme pelo processo de seleção. "Os critérios têm que ser pensados com uma atenção especial para que a escolha ocorra dentro de um processo democrático e, portanto, coerente com a proposta do evento, que é congregar todos os segmentos de todos os polos regionais", salientou.

A secretária-geral do Sintep/MT, Vânia Miranda, que também esteve na reunião, endossou o posicionamento. "O ideal é que todos participem das discussões e isso implica também que a Conferência deve abordar os temas por meio de uma linguagem mais acessível", destacou. De acordo com ela, o evento não pode perder o principal foco, que é debater a Lei de Gestão Democrática, a fim de verificar e garantir sua correta implementação nas escolas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/122221/visualizar/