Deputado e irmão em julgamento hoje no TRE
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julga hoje recurso que pede a condenação do ex-prefeito de Cáceres, Ricardo Henry, e do deputado federal Pedro Henry (ambos do PP). Os irmãos são acusados de abuso de poder econômico na campanha de 2008. Se houver condenação, Pedro ficará impedido de disputar a reeleição por causa da Lei da Ficha Limpa, que impede candidatura de pessoas condenadas em órgãos colegiados.
O julgamento ocorre a partir das 8h, já que o TRE alterou os horários das sessões plenárias que vinham sendo realizadas às 18h. O recurso eleitoral partiu da coligação "Cáceres com a Força do Povo", que apoiou a campanha vitoriosa do prefeito Túlio Fontes (DEM).
Entre os investigados por abuso de poder econômico e utilização indevida de veículo de comunicação estão Pedro Henry, Ricardo Henry e Manoel Ferreira de Matos. O parlamentar negou ontem em nota qualquer irregularidade. A polêmica começou quando o parlamentar concedeu uma entrevista à TV Descalvados (afiliada do SBT em Cáceres), de propriedade da família Henry, que teria beneficiado a candidatura do irmão.
"Se um deputado federal, que representa o Estado de Mato Grosso, não puder conceder uma entrevista e externar sua opinião, acabou a liberdade de imprensa nesse país", afirma Pedro Henry em nota. O parecer do Ministério Público Eleitoral é pela condenação dos acusados por abuso de poder econômico e exclusão da TV Descalvado do processo.
Comentários