Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 20 de Julho de 2010 às 09:05
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


Ranking nacional aponta disparidade de redes pública e privada
Ranking nacional aponta disparidade de redes pública e privada

A Escola Estadual Osvaldo Cândia Pereira de Ensino para Jovens e Adultos (EJA), de Paranatinga (373 km ao sul de Cuiabá), é a penúltima colocada do Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado divulgado pelo Ministério da Educação mostra, mais uma vez, as escolas particulares bem à frente das públicas.

Em Mato Grosso, o cenário não foi diferente. Entre as 10 primeiras classificações no Estado, somente o Instituto Federal (IFMT) teve destaque ocupando o 4º lugar, com a nota 640,81, e 7º, com 636,37 pontos no EJA. O ranking mostra a disparidade da educação entre as escolas da rede pública e privada. O primeiro colocado no Estado foi o Colégio Maxi (particular), em Cuiabá, com 666,34. No ranking nacional, a classificação cai para a 368ª posição.

A secretária-adjunta de Políticas Educacionais do Estado, Fátima Resende, afirma que o Ensino Médio caminha para uma melhora, mas ainda traz reflexos de anos sem investimentos. Ela destaca ainda que a escola particular é para poucos, enquanto o ensino público atende a maioria dos estudantes, em torno de 80%.

Entre as melhorias no Ensino Médio apontadas pela secretária estão a inserção de merenda escolar, distribuição de livros e formação aprimorada dos professores. "O Ensino Médio sempre foi um ponto frágil nacional. Até 3 anos, não recebia nenhum investimento. Mudanças na educação demoram pelo menos uma década para surtir efeitos".

Para Fátima, o resultado do Enem não tem dado preciso para avaliar a rede de ensino. Porém, já era esperado diante da nota 2,3 conquistada pelos alunos do Ensino Médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A média nacional foi de 3,9.

Em relação ao pior colégio do Estado e penúltimo colocado no Brasil, a Escola Estadual Osvaldo Cândia Pereira, a secretária destaca que o resultado é preocupante, porém avalia que muitas outras instituições de ensino já tiveram mau desempenho no Enem, mas conseguiram superar a situação.

Fátima destaca que o fato da escola ser EJA não significa que o segmento seja ineficaz. Ela entende como uma fragilidade pontual. "São pessoas que ficaram longe da escola por muitos anos. Mas temos vários colégios do EJA muito bem classificados. Esta modalidade está com uma nova política, com professores à disposição fora do horário de aula para tirar dúvidas dos alunos, entre outras melhorias".

Embora a secretária avalie de forma positiva o EJA, o secretário de Educação de Paranatinga, Erotildes Silva, afirma que o problema da Escola Estadual Osvaldo Cândia Pereira é por ser nesta modalidade de formação. Ele destaca ainda que não há providências a serem tomadas, uma vez que o EJA foi extinto da escola.

Melhores - O melhor colégio estadual de Mato Grosso é de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá). O feito foi conquistado com a nota 567,95 pela Escola La Salle, que na classificação nacional ocupa a 4.799ª posição. A diferença de pontos entre as primeiras colocadas da rede particular e estadual é de 98,99 pontos.

A diretora Suely Maria dos Santos Lopes festeja o resultado e comenta que há alguns anos a escola mantém boa média no Enem. Ela atribuiu o resultado à metodologia adotada pelos professores, que apostam em projetos de incentivo à leitura. Suely destaca ainda que a maioria dos docentes são interinos, o que agrega valor ao ensino, dispensando a necessidade de troca de professores e interrupções de conteúdo. "O resultado deixa toda comunidade motivada. É um reflexo do esforço conjunto dos professores e alunos".

Em Cuiabá, a escola com melhor desempenho foi o Colégio Tiradentes, que é administrado pela Polícia Militar, com média de 538,78. Na classificação nacional, a unidade de ensino ocupa a 8.934º lugar e a 17ª posição no ranking estadual. O comandante-diretor, major da PM Arlindo Marques Souza Filho, lembra que este é o quarto ano que a unidade fica em primeiro lugar na Capital, afirmando que a escola é como outra qualquer da rede estadual de ensino. Porém, destaca que é implementada a pedagogia militar, que cobra mais dos alunos e professores.

"Ensinamos a importância da hierarquia e da disciplina. Isso desperta a vontade de crescer e os alunos se esforçam mais. Temos que destacar que o resultado também é fruto do trabalho dos professores".

Administrado pela rede Federal, o IFMT ocupou a primeira colocação no Estado e em Cuiabá, no quesito escola pública. Conforme o diretor de ensino Gabriel Antônio Ogaya Jorke, as notas alcançadas em todo Estado são reflexo de investimento no Ensino Médio e na implantação da reitoria, que auxilia na comunicação para implantar novos projetos nos 10 campis de Mato Grosso. Ele aponta ainda a importância do Ensino Médio integrado que oferece uma formação ampla, com foco na teoria e prática.

Particular - Apesar de ter conquistado a melhor nota de Mato Grosso, o Colégio Maxi ficou em 368º lugar no Brasil. A coordenadora disciplinar do Ensino Médio, Márcia Cristina Carvalho, vê o resultado como positivo, mas ainda não está satisfatório. "O Maxi trabalha com o que existe de mais inovador na educação".

Quanto a classificação nacional, ela destaca que o Enem 2009 teve alguns problemas que não ocorrerão em 2010. Por ser o primeiro ano de mudança, os alunos ficaram ansiosos e tiveram o estado emocional agravado com a mudança da data da prova. "Eles ficaram até sem recesso para que conseguíssemos cumprir o calendário. Acreditamos que este ano eles estão mais preparados e mais empenhados".

UFMT - O Enem é a única forma de ingresso aos cursos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A adesão em fase única foi defendida pela reitoria que sempre falou em inclusão dos alunos da rede pública no campus federal.

O vice-reitor Francisco José Dutra Souto destaca que não é surpresa a superioridade das escolas particulares. Apesar do rendimento mais baixo das escolas públicas, ele comenta que nem todos os alunos almejam os cursos mais concorridos. Assim, os estudantes terminam ocupando as vagas menos disputadas, como ocorre entre os vestibulandos das escolas particulares.

"Um grande número de alunos da rede pública entrou na UFMT, como ocorre todos os anos. O Enem ofereceu um maior acesso para que estudantes de todo o Estado pudessem realizar a prova de suas cidades de origem, sem precisar deslocar".

10 melhores de Mato Grosso

 

Escola Município Nota

Colégio Máxi Cuiabá 666,34

Escola do Farina Cuiabá 662,83

Colégio Regina Pacis Sinop 657,88

Instituto Federal de Mato Grosso Cuiabá 640,81

Centro Integrado de Ensino de 1º e 2º graus Rondonópolis 639,93

Colégio Notre Dame de Lourdes Cuiabá 637,37

IFMT/EJA Cuiabá 636,37

Colégio Piaget Ensino 1º e 2º graus Lucas do Rio Verde 635,70

Colégio Mãe Divina Providência Primavera do Leste 631,27

Colégio Jesus Maria José Canarana 623,08 





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/122233/visualizar/