Repórter News - reporternews.com.br
Brasil Eleições 2012
Segunda - 19 de Julho de 2010 às 17:40

    Imprimir


O processo do PT contra o deputado federal Indio da Costa (DEM-RJ), vice na chapa do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, não intimidou o democrata nem os tucanos. Indio será processado por crime contra a honra e danos morais.

O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), o senador tucano Alvaro Dias (PSDB-PR) e o vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, vão conceder uma entrevista coletiva no final da tarde de hoje em resposta ao PT.

"Não vamos nos deixar intimidar", disse Guerra. O vice de Serra também mostrou que não está preocupado com o processo e postou no Twitter mais declarações sobre a suposta ligação do PT com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e com o narcotráfico.

O democrata fez os ataques ao partido em entrevista concedida sexta-feira ao portal "Mobiliza PSDB", que integra o aparato da campanha tucana na internet.

"PT não faz narcotráfico. As Farc, sim. [Clóvis] Rossi na Folha: "quem respeita um projeto narcoterrorista não merece respeito"", disse Indio hoje em seu microblog. Ele também publicou hoje mais três links para textos que relacionam as Farc com o PT e o narcotráfico.

O PT decidiu ainda entrar com uma ação na Justiça Eleitoral pedindo direito de resposta no site tucano, "Mobiliza PSDB".

Os petistas ainda esperam até amanhã um pronunciamento do PSDB sobre a entrevista de Indio para avaliar se também estenderá o processo por danos morais aos tucanos. O PT quer saber se o PSDB avalizou ou não a fala do vice de Serra.

Dutra reafirmou que as declarações do deputado são falsas. "Nosso objetivo é não judicializar a campanha. Queremos uma campanha de alto nível até porque o povo brasileiro espera isso, mas não vamos nos furtar de recorrer ao judiciário quando nos sentirmos ofendidos. Consideramos as declarações inaceitáveis, mentirosas."

Segundo o presidente do PT, as declarações do vice de Serra são motivadas pela estratégia da campanha tucana de fazer acusações. "Comportamento dessa natureza não contribui para o debate. São [declarações] gravíssimas, mas entendemos que isso tenha acontecido através da estratégia que a oposição escolheu pra fazer a campanha. Já notamos diversas manifestações que procuram desqualificar nossa candidata", disse.

Dutra disse ainda que não há definição se haverá ou não uma representação contra vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, no Conselho Nacional do Ministério Público, que tem criticado a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha.

"Não há definição sobre isso ainda. Continuamos estudando o caso, mas quando o PT se sente caluniado, perseguido, tomará as medidas cabíveis."

AÇÕES

O PT vai protocolar até o final do dia no STF (Supremo Tribunal Federal) a ação criminal contra Indio por crime contra a honra. A ação civil por danos morais será entregue amanhã na Justiça Federal.

"Todo mundo sabe que o PT é ligado às Farc, ligado ao narcotráfico, ligado ao que há de pior. Não tenho dúvida nenhuma disso", afirmou Indio na entrevista.

Em texto publicado na madrugada de sábado no Twitter, Indio chamou Dilma de ateia e "esfinge do pau oco". Ele fez o ataque após a petista afirmar, em comício na noite de sexta-feira no Rio, que seu vice "não caiu do céu".

"Para uma ateia, deve ser duro ter um adversário que cai do céu", reagiu o democrata, em texto que foi ao ar por volta de meia-noite de sábado.

Ainda na madrugada, o vice de Serra usou o microblog para acusar Dilma de "dissimular sobre religião". "Ela nem consegue olhar nos olhos do eleitor. Esfínge [sic] do pau oco", atacou.

Os comentários de Indio foram republicados por dezenas de internautas. Simpatizantes de Dilma o acusaram de "apelar" e baixar o nível do debate eleitoral.

A petista tem se apresentado na campanha como católica. Em sabatina na Folha em 2007, ela disse não ter certeza sobre a existência de Deus. "Eu me equilibro nessa questão. Será que há? Será que não há?", disse. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/122313/visualizar/