Com 71, Silvino é candidato mais velho; Cátia, 22, a mais jovem
O aposentado Silvino da Costa Monteiro, o Silvino Velho Guerreiro, é o candidato mais velho dos 410 que concorrem às eleições.
Ele completa 71 anos na próxima sexta (23). Com ensino fundamental incompleto, o Velho Guerreiro, que sonha com vaga na Câmara Federal, está filiado ao nanico PSDC, que integra a coligação proporcional O Povo no Poder (PTB, PSL, PSDC, PRTB, PMN e PT do B). A segunda na lista dos mais velhos é a poconeana Benedita Lenis Salles, com 60 anos de idade. Concorre à deputada estadual pelo PSL. Esta não é a primeira vez que Lenis Rodrigues disputa cargo eletivo. Em 2008 tentou, sem êxito, cadeira de vereadora por Várzea Grande.
Com 38 anos a menos do que o Velho Guerreiro, a estudante Cátia Hackbarth se lançou à deputada federal. Ela completou 22 anos no último 7 de junho. Cátia é solteira, mora em Cuiabá e disputa as eleições pelo PRB. A segunda mais jovem de todos os candidatos é Ana Flávia Botelho Rodrigues, que fez 22 anos em março. Ela é administradora de empresa, possui o ensino médio e foi lançada à Câmara Federal pelo PC do B.
Dos candidatos a deputado estadual, o publicitário Eli Nunes de Oliveira, o Nunes Abravanel, que reside em Jaciara, é o mais jovem. Possui 23 anos. É filiado ao PPS. Em 2008, disputou para vereador.
De todas as candidaturas, a faixa etária que reúne mais inscritos é a que varia de 45 a 59 anos, com 146 nomes para deputado estadual e outros 47 para federal. Pediram registro e aguardam parecer do TRE-MT 410 pessoas. Desse universo, 325 são homens e, 85, mulheres. Estão em jogo no pleito de 3 de outubro 24 vagas de deputado estadual, 8 de federal, 2 de senador com dois suplentes cada e uma vaga de governador, com o vice, além da Presidência da República.
Comentários