Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 18 de Julho de 2010 às 23:02

    Imprimir


Um veículo da polícia recebeu disparos neste domingo pouco antes das 22h30 locais (17h30 horário de Brasília), sem deixar feridos, no bairro de Villeneuve da cidade francesa de Grenoble, que vive a terceira noite de violência urbana.

"O veículo foi atingido por dois disparos", afirmou à France Presse um funcionário da polícia.

Desde que na sexta-feira começaram os violentos incidentes nessa cidade, depois da morte de um jovem criminoso em um tiroteio com a polícia, as forças de ordem receberam nas últimas noites disparos que, no entanto, não deixaram feridos.

Laurent Cipriani/AP
População revoltada com morte de jovem pela polícia, protesta e queima carros na França
População revoltada com morte de jovem pela polícia, protesta e queima carros na França. Vinte pessoas foram presas



No total, 20 pessoas foram presas. Duas delas, suspeitas de estarem envolvidas nos ataques contra a polícia, permaneciam em detenção provisória neste domingo.

No sábado, depois da visita do ministro do Interior, Brice Hortefeux, a polícia reforçou a mobilização nessa localidade, com 240 oficiais, apoiados por membros da unidade de elite Raid da polícia francesa e do Grupo de Intervenção dessa força.

A noite de sábado teve 15 veículos incendiados, mas as forças de ordem não foram atingidas por disparos.

Tudo começou com a morte, na quinta-feira à noite, de Karim Boudouda, 27 anos, durante um tiroteio, quando era perseguido pela polícia em um bairro popular de Grenoble, após ter assaltado o cassino de Uriage-les-Bains.

O procurador de Grenoble, Jean Philippe, afirmou que a polícia tinha atuado em "legítima defesa", uma versão rejeitada pelos jovens do bairro de Villeneuve, onde a vítima morava.

As tensões aumentaram na sexta-feira no bairro com o lançamento de projéteis contra a polícia, que respondeu com bombas de gás lacrimogêneo.

No total, entre 50 e 60 automóveis e duas lojas foram incendiados neste domingo, segundo a polícia.






Comentários

Deixe seu Comentário