Isaías Coelho (PI) elege hoje novo prefeito
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) autorizou o envio da Força Nacional de Segurança para garantir a normalidade da eleição. A solicitação foi encaminhada ao TSE pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Piauí.
O juiz eleitoral, responsável pela realização do pleito, justificou a requisição no que classificou como "clima de tensão por que passa o município", que estaria sendo causado "pelo tradicional confronto entre as lideranças políticas que disputam a chefia do Executivo local".
Essa preocupação, segundo o TSE, foi reforçada pelo TRE piauiense, que ressaltou a importância do deferimento do pedido como forma de garantir "o livre exercício do voto, a normalidade da votação e da apuração do resultado da eleição".
Nas duas últimas eleições realizadas em Isaías Coelho, o TSE autorizou o envio de força federal ao município.
"Transparece a necessidade de que haja a atuação de força federal no município de Isaías Coelho, especialmente porque há uma histórica e acirrada disputa eleitoral, a qual importou, inclusive, em envio de forças federais em pleitos anteriores", afirmou o ministro Ricardo Lewandowski em sua decisão.
Comentários