Exército sudanês diz que matou 300 rebeldes nos últimos dias
Cerca de 300 rebeldes e 75 soldados morreram nos últimos dias na região sudanesa de Darfur durante combates entre o Exército e um grupo insurgente, informou um chefe militar sudanês.
Segundo a televisão sudanesa, a informação foi dada pelo militar Al Yayib al Mousbah Osman durante um ato militar realizado na sexta-feira (16) em um quartel da cidade de Al-Fasher, no norte de Darfur.
Os soldados do Exército enfrentaram militantes do MJI (Movimento para a Justiça e a Igualdade), o grupo rebelde mais importante entre os que lutam em Darfur desde que esse conflito armado explodiu, em fevereiro de 2003.
Segundo a televisão sudanesa, além das 300 baixas entre os rebeldes houve 86 detidos. O Exército, além disso, destruiu 85 veículos que estavam em poder dos insurgentes.
O chefe militar não detalhou quando e onde aconteceram os enfrentamentos, mas em relatórios prévios o Exército informou duros combates com o MJI na região de Adula, que foi tomada pelos rebeldes mês passado.
O conflito armado de Darfur já deixou 300 mil mortos e obrigou 2,7 milhões de pessoas a abandonarem suas comunidades de origem, segundo dados das Nações Unidas.
No princípio de maio o MJI anunciou sua retirada da mesa de negociações que mantinha com o Governo do Sudão pelos enfrentamentos contra tropas sudanesas em seu reduto, Jabal Mun.
Comentários