Disque-denúncia do Tribunal já registrou 26 ocorrências
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso montou uma estrutura para aproximar o cidadão da fiscalização na Eleição 2010. O disque-denúncia da Ouvidoria Eleitoral, que está funcionando desde o dia 5 de julho, recebeu até ontem 26 ocorrências, entre denúncias de propaganda irregular e solicitações de informação.
De acordo com o coordenador da propaganda eleitoral, juiz Lídio Modesto, as denúncias estão sendo analisadas e devem entrar nas próximas pautas de julgamento.
Segundo levantamento do TRE, no pleito de 2008, entre o período de 1 até 16 de julho, foram contabilizadas 184 ocorrências.
Além das denúncias, o Tribunal trabalha para cumprir os prazos previstos na legislação eleitoral. Até domingo, às 19h, o órgão estima intimar todos os candidatos registrados que apresentaram irregularidades nos documentos.
O secretário judiciário Breno Gaparoto explicou que o Tribunal encontrou dificuldades para finalizar os registros, já que 90% dos candidatos optaram pelo registro manual de candidatura. “Apesar do sistema Candex, que agiliza o processo de candidatura, os partidos deixaram o registro para o último dia. Isso acabou prejudicando nosso cronograma, mas estamos trabalhando para cumpri-lo”, afirmou.
O juiz Lídio Modesto contou também que o Tribunal se prepara para organizar a logística do processo eleitoral, no dia três de outubro. “Nossa meta é oficializar o resultado da eleição no mesmo dia da votação”, planejou.
O disque-denúncia (0800 647 8191) do TRE está disponível das 9 às 19 horas em dias úteis e das 14 às 19 horas no plantão dos finais de semana e feriados.
Comentários