Amaggi entre as 100 maiores do país
Com responsabilidade ambiental, planejamento estratégico e valorização de seus colaboradores, o Grupo André Maggi se consolida como uma das principais empresas do Brasil. O resultado do pioneirismo e empreendedorismo pode ser conferido a cada nova edição da “Melhores e Maiores” da revista Exame, uma das mais respeitadas análises de mercado do Brasil. A edição de 2010, que está nas bancas, aponta a Amaggi, empresa mato-grossense do Grupo André Maggi, no seleto grupo das 100 maiores empresas do país.
Com aproximadamente US$ 2,3 bilhões em vendas em 2009, a trading mato-grossense subiu 19 posições no ranking em relação ao ano anterior, quando ocupava a 114ª posição. Está agora na 95ª colocação entre as 500 maiores por vendas, reafirmando assim sua posição de destaque nos cenários nacional e internacional, com resultados acima da média do setor. Em 2007 a companhia avançou 16 posições no ranking, quando passou do 210º lugar para o 194º lugar. No ano passado foram 80 posições conquistadas, da 194ª para a 114ª colocação.
Uma verificação mais detalhada das 100 primeiras colocações revela que a Amaggi é uma das poucas empresas do ramo do Agronegócio cujo controle acionário é 100% brasileiro.
Outro resultado importante foi apontado entre as “50 maiores empresas do agronegócio nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste”, em que a Amaggi manteve a segunda colocação no ranking, atrás apenas de uma empresa da Bahia. Com isto, torna-se a primeira do ranking nesta categoria proveniente da região Centro-Oeste.
Vale destacar que os dados que servem de referência para a Exame são sempre referentes ao exercício anterior à divulgação da pesquisa. Desta maneira, os resultados desta edição referem-se a 2009.
AGRONEGÓCIO - A “Melhores e Maiores” da Exame, em sua 37ª edição, mostra que a Amaggi vem melhorando todos os seus indicadores ano após ano. A empresa, por exemplo, melhorou cinco posições no ranking dos maiores exportadores do país e atualmente ocupa o 12ª lugar.
Na relação das 100 maiores empresas da região Centro-Oeste, a Amaggi melhorou uma posição no ranking e ocupa a 6º colocação, atrás apenas de empresas de energia, serviços e telecomunicações.
Entre as 50 maiores do comércio por vendas, a empresa mato-grossense subiu quatro posições em relação à pesquisa anterior e ocupa atualmente o 17º lugar. Na categoria das maiores do atacado, a Amaggi pulou da 10ª para a 7ª posição e no Atacado/Liderança de Mercado passou da 7ª para a 5ª posição.
No anuário do Agronegócio, que circula juntamente com a edição da “Melhores e Maiores”, a Amaggi é apontada na 18ª posição entre as “400 Maiores do Agronegócio”.
A trading obteve também um desempenho de destaque entre as 50 maiores empresas do agronegócio com melhores resultados no lucro líquido ajustado. Se nesta categoria, em 2008, a Amaggi ocupava a 41ª posição, atualmente está na 11ª colocação – um salto de 30 posições.
“Ano após ano, uma empresa de Mato Grosso vem conquistando seu espaço entre as maiores companhias do país. Para muitos poderá parecer um avanço silencioso e isso, de certa forma, é verdade”, aponta o presidente do Grupo André Maggi, Pedro Jacyr Bongiolo,.
CONQUISTAS - A Amaggi é uma das empresas que integram o Grupo André Maggi, formado também pela Hermasa Navegação da Amazônia, Maggi Energia e Divisão Agro e Fundação André Maggi (responsável pelas ações sociais do Grupo). A trading tem em seu foco de atuação a compra e venda de grãos (soja e milho), industrialização, logística, produção de sementes de soja, importação e comercialização de fertilizantes e defensivos.
Para Bongiolo, o resultado da “Melhores e Maiores”, demonstra que a empresa cresce de maneira racional e sustentável. Ele destaca o planejamento estratégico de médio e longo prazos como um dos principais responsáveis pelo desempenho do Grupo ano após ano.
“Em 2009 tivemos conquistas importantes como a ampliação da nossa atuação no exterior e na região Sul do país, além de parcerias na região “Matopiba”, composta pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia”, explica Jacyr. “Ações como estas traduzem a nossa meta de crescer de forma gradual e de estar em todos os locais que produzem soja no Brasil”, complementa.
Comentários