Candidato Silval Barbosa (PMDB) fica com a maior parte do tempo destinado ao horário eleitoral gratuito
Silval Barbosa terá 41,4% do tempo total na propaganda
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou ontem o tempo oficial de televisão e de rádio destinado aos candidatos na propaganda eleitoral gratuita, que começa no dia 17 de agosto e termina em 30 de setembro. Confirmando a estimativa publicada no Diário no início deste mês, o governador Silval Barbosa (PMDB), candidato pela coligação “Mato Grosso em Primeiro Lugar”, terá o maior tempo entre os quatro postulantes ao Palácio Paiaguás. O peemedebista ficará com 41,4% dos 18 minutos de cada bloco veiculado, o que representa sete minutos e quarenta e seis segundos.
O candidato da coligação “Senador Jonas Pinheiro”, Wilson Santos (PSDB), terá cinco minutos e sete segundos, um total de 28% do horário. O empresário Mauro Mendes (PSB), da coligação “Mato Grosso Melhor pra Você”, terá três minutos e trinta e um segundos, 18,3%. Já Marcos Magno (Psol) terá um minuto e trinta e quatro segundos para fazer campanha, 7,4%.
Entre os candidatos ao Senado, a coligação “Mato Grosso em Primeiro Lugar” também terá o maior tempo. De cada programa de quinze minutos, a chapa terá seis minutos e vinte e oito segundos. O tempo será dividido entre o ex-governador Blairo Maggi (PR) e o deputado federal Carlos Abicalil (PT), candidatos da coligação.
Os candidatos Jorge Yanai (DEM) e Antero Paes de Barros (PSDB), da coligação “Senador Jonas Pinheiro”, terão quatro minutos e dezesseis segundos para dividir. A coligação “Mato Grosso Melhor pra Você”, que tem como postulantes ao Senado o ex-procurador da República Pedro Taques (PDT) e Naildo Lopes (PV), terá dois minutos e cinquenta e seis segundos. Único candidato do Psol, Procurador Mauro Lara terá um minuto e dezoito segundos.
Apesar de ter anunciado os tempos, o TRE informou que os números estão sujeitos a alteração até o dia seis de agosto por conta da possibilidade de impugnação de candidaturas.
Cada bloco da propaganda eleitoral gratuita terá duração total de 50 minutos. As segundas, quartas e sextas serão exibidas as propagandas dos candidatos ao governo (18 minutos), deputado estadual (17 minutos) e senador (15 minutos). O programa dos presidenciáveis e candidatos à Câmara Federal será exibido às terças, quintas e sábados, cada um com 25 minutos de duração. Os programas serão exibidos em dois horários: ao meio-dia e às sete da noite.
De acordo com a Lei Eleitoral, os horários reservados aos partidos políticos e coligações são distribuídos da seguinte forma: 1/3 do tempo é destruído igualitariamente e 2/3, proporcionalmente ao número de representantes na Câmara Federal. Sendo assim, cada um dos quatro candidatos ao governo possui garantia de, pelo menos, um minuto e meio do horário eleitoral para a campanha na TV. Os candidatos ao Senado têm assegurado um minuto e vinte e três segundos.
Comentários