Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 16 de Julho de 2010 às 15:55

    Imprimir


Assessoria
A Hermasa, no Porto de Itacoatiara/AM, e Pedro Bongiolo (destaque): destaque no agronegócio
A Hermasa, no Porto de Itacoatiara/AM, e Pedro Bongiolo (destaque): destaque no agronegócio

Ano após ano, uma empresa de Mato Grosso vem conquistando seu espaço entre as maiores companhias do país. Para muitos, poderá parecer um avanço silencioso e isso, de certa forma, é verdade. Com responsabilidade ambiental, planejamento estratégico e valorização de seus colaboradores, o Grupo André Maggi se consolida como uma das principais empresas do Brasil.

O resultado do pioneirismo e empreendedorismo pode ser conferido a cada nova edição da "Melhores e Maiores", da revista Exame, uma das mais respeitadas análises de mercado do Brasil. A edição de 2010, que está nas bancas, aponta a Amaggi, empresa do Grupo André Maggi, no seleto grupo das 100 maiores empresas do país.

E uma verificação mais detalhada das 100 primeiras colocações revela que a Amaggi é uma das poucas empresas do ramo do Agronegócio, cujo controle acionário é 100% brasileiro.

Outro resultado importante foi apontado entre as "50 maiores empresas do agronegócio nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste", em que a Amaggi manteve a segunda colocação no ranking, atrás apenas de uma empresa da Bahia. Com isto, torna-se a primeira do ranking nesta categoria proveniente da região Centro-Oeste.

Com aproximadamente US$ 2,3 bilhões em vendas em 2009, a trading subiu 19 posições no ranking em relação ao ano anterior, quando ocupava a 114ª posição. Está, agora, na 95ª colocação entre as 500 maiores por venda no atacado, reafirmando assim sua posição de destaque nos cenários nacional e internacional, com resultados acima da média do setor.

Em 2007, a companhia avançou 16 posições no ranking, quando passou do 210º lugar para o 194º lugar. No ano passado, foram 80 posições conquistadas, da 194ª para a 114ª colocação.

Vale destacar que os dados são sempre referentes ao ano anterior a divulgação da pesquisa. Desta maneira, os resultados desta edição referem-se a 2009.

Conquista

A Amaggi é uma das empresas que integram o Grupo André Maggi, formado também pela Hermasa Navegação da Amazônia, Maggi Energia, Divisão Agro e Fundação André Maggi (responsável pelas ações sociais do Grupo).

A trading tem em seu foco de atuação a compra e venda de grãos (soja e milho), industrialização, logística, produção de sementes de soja, importação e comercialização de fertilizantes e defensivos.

Para o presidente do Grupo André Maggi, Pedro Jacyr Bongiolo, o resultado da "Melhores e Maiores" demonstra que a empresa cresce de maneira racional e sustentável. Ele destacou o planejamento estratégico de médio e longo prazo como um dos principais responsáveis pelo desempenho do Grupo, ano após ano.

"Em 2009, tivemos conquistas importantes como a ampliação da nossa atuação no exterior e na região sul do país, além de parcerias na região Matopiba, composta pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia", explicou Jacyr. "Ações como estas traduzem a nossa meta de crescer de forma gradual e de estar em todos os locais que produzem soja no Brasil", complementa.

Entre as 20 maiores do agronegócio

A "Melhores e Maiores" da Exame, em sua 37ª edição, mostra que a Amaggi vem melhorando todos os seus índices ano após ano. A empresa, por exemplo, melhorou cinco posições no ranking dos maiores exportadores do país e hoje ocupa o 12ª lugar.

Na relação das 100 maiores empresas da região Centro-Oeste, a Amaggi melhorou uma posição no ranking e ocupa a 6º colocação, atrás apenas de empresas de energia, serviços e telecomunicações.

Entre as 50 maiores do comércio por vendas, a empresa mato-grossense subiu quatro posições em relação à pesquisa anterior e ocupa atualmente o 17º lugar. Na categoria das maiores do atacado, a Amaggi pulou da 10ª para a 7ª posição; e no Atacado/Liderança de Mercado passou da 7ª para a 5ª posição.

No anuário do Agronegócio, que circula juntamente com a edição da "Melhores e Maiores", a Amaggi é apontada na 18ª posição entre as "400 Maiores do Agronegócio".

A trading obteve também um desempenho de destaque entre as 50 maiores empresas do agronegócio com melhores resultados no lucro líquido ajustado. Se nesta categoria, em 2008, a Amaggi ocupava a 41ª posição, atualmente está na 11ª colocação - um salto de 30 posições.

Com informações da assessoria de imprensa






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/122674/visualizar/