O evento contou a presença da irmandade cuiabana e grupos diocesanos executivos de vários municípios como Cáceres; Pontes e Lacerda e Rondonópolis
AL/MT celebra os 40 anos do Movimento de Cursilho em MT
Sob requerimento do deputado José Riva (PP), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou sessão especial com entrega de moções de congratulações, na noite da quinta-feira (15.07), para celebrar a Paz e o Bem buscados nos 40 anos do Movimento Cursilhista no estado. O evento aconteceu no Plenário das Deliberações e contou a presença da irmandade cuiabana e grupos diocesanos executivos de vários municípios. Entre eles, Cáceres; Pontes e Lacerda e Rondonópolis.
Ao abrir a solenidade, o presidente da Casa considerou que ‘o grande mal da humanidade é o distanciamento de Deus’. Para ele, é prazeroso participar em que pese a baixa freqüência motivada pelos inúmeros compromissos. “Tive a oportunidade, em 1983, de entrar para a irmandade e é sempre bom encontrar esses irmãos para falar de religião e do valor da unidade que isso promove”, assinalou Riva.
Segundo ele, há 27 anos entrou para o grupo que acredita ser possível pela fé melhorar esse mundo. “Eu também acredito nisso. Parabenizo a todos por fomentarem a fé em Deus”, disse o parlamentar.
O Movimento de Cursilhos de Cristandade, além do cunho religioso, é um movimento Cristão, que busca o contato com Deus plantando nos corações de todos, a semente do bem, do amor fraterno, da paz.
O deputado Riva explicou que os cursilhistas enfrentaram dificuldades, pois “eram tempos difíceis no mundo, por volta de 1929, quando surgiu, então, a ideia de criar o movimento em meio a tanta intolerância, ódio e rancor”.
Mesmo com os problemas da situação política e econômica, um grupo denominado Juventude da Ação Católica Espanhola (Jace) iniciou um movimento de peregrinações aos santuários nacionais espanhóis promovendo pequenos cursos para que os jovens pudessem entender a verdadeira dimensão do cristianismo a partir da consciência do que era a Graça de Deus.
Comentários