9 policiais são candidatos; Taborelli e William entram na disputa
Nove militares e um patrulheiro rodoviário federal entraram na disputa por vaga de deputado nas eleições deste ano. Alguns são figuras polêmicas e que já se envolveram em muitas confusões, como o tenente PM da reserva William Tadeu Rodrigues Dias, filho do ex-deputado estadual e advogado William Dias. Ele pleiteia vaga à Câmara Federal pelo PTB. William é acusado até de praticar crimes. Foi denunciado, por exemplo, pela participação na morte de dois menores na região do Parque do Lago, em Várzea Grande, em 1993. Os jovens foram ameaçados, mortos e jogados em uma lagoa.
Os candidatos militares tentam quebrar a resistência de grande parte do eleitorado. Os que tentaram até agora não obtiveram êxito nas urnas. Dos 24 parlamentares, não há um do quadro militar. Outro desafio é o quociente eleitoral, que deve ficar em 64 mil votos por vaga. Na prática, para se eleger deputado estadual, é preciso que o partido e/ou coligação alcance esse teto de votos dentro do rateio das vagas. Para a Câmara, exige-se votação mínima para assegurar uma vaga por legenda e/ou aliança de ao menos 200 mil votos.
O recém-promovido a coronel Pery Taborelli da Silva Filho, do 5º Batalhão da Polícia Militar de Rondonópolis, entrou no páreo para estadual. Sua estratégia é capitalizar votos a partir das intensas ações desenvolvidas, principalmente no ano passado, com deflagração de arrastões para desbaratar quadrilhas e prender bandidos e com reuniões junto a segmentos da sociedade, em busca de maior integração. Taborelli está filiado ao PP. Nos últimos meses, ele buscou várias formas de propagar o seu nome. Chegou a promover eventos para lançar um site, com informações sobre o seu perfil, trajetória e atuação militar.
Em praticamente todas as patentes da carreira militar há um candidato à vaga na Assembleia. Enézio de Jesus Bispo faz questão de se identificar para o eleitor com o nome de guerra "Soldado Enézio". Ele disputa as eleições pelo PC do B. O cabo José Amarildo dos Santos é candidato pelo nanico PTN. O sargento Custódio (Manoel Custódio de Campos) está na lista do PSDB, enquanto o capitão Ivanildo do Carmo Juvenal é uma das apostas do PTC. O PRTB lançou o sargento Júlio Bueno (Júlio César da Silva Bueno). Está na briga eleitoral também "Rui Policial" (Rui Almeida da Silva), pelo PSC.
Câmara
Três policiais sonham com cadeira de deputado federal. Além do polêmico William Dias (PTB), está na corrida eleitoral o cabo Juliano de Souza Rabello, pelo PDT. O patrulheiro rodoviário federal José Antonio dos Santos Medeiros (PPS), que em 2006 concorreu à Câmara, volta a disputar. Ele é de Rondonópolis, cidade-pólo do Sul do Estado.
Comentários