Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 15 de Julho de 2010 às 17:05

    Imprimir


Seis dias após receber a missão de conduzir pelos próximos dois anos a Comissão Interamericana de Desenvolvimento Social (Cides) da Organização dos Estados Americanos (OEA), o Brasil organiza a primeira agenda de sua gestão. O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Rômulo Paes de Sousa, fez nesta quinta-feira (15), em Brasília, a abertura da reunião Política Social e Cooperação Internacional: Desafios dos Ministérios de Desenvolvimento Social e da Rede Interamericana de Proteção Social.

“É fundamental estreitar nossas relações para facilitar a troca de experiências”, disse Rômulo Paes, lembrando, por exemplo, que as políticas públicas de transferência de renda, assistência social e segurança alimentar e nutricional do Brasil são constantemente alvos de interesse de nações do próprio continente americano, além da África e da Ásia.

Também presente à reunião, o ministro Marco Farani, diretor da Agência Brasileira de Cooperação, ligada ao Ministério das Relações Exteriores, destacou a importância do MDS à frente da Cides. “O MDS é um órgão bem-sucedido na promoção da proteção social”, frisou Farani.

Para o diretor do Departamento de Desenvolvimento Social e Emprego da OEA, Francisco Pilotti, a Cides representa o fortalecimento das instituições que são os ministérios de Desenvolvimento Social dos países membros da organização. Pilotti salientou ainda a importância da Rede Interamericana de Proteção Social (Ripso) como ferramenta central na troca de experiências entre os países.

A reunião tem encerramento marcado para esta quinta-feira (15) e os representantes do Chile, Colômbia, México, Uruguai, Espanha e Brasil discutirão temas que servirão de base para futuro encontro regional, em que serão debatidos os desafios e perspectivas da cooperação internacional em políticas e programas sociais. 

Histórico – Durante a II Reunião de Ministros e Altas Autoridades de Desenvolvimento Social da OEA, realizada em Cáli, Colômbia, em 8 e 9 deste mês, o Brasil, representado pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, apresentou candidatura para ocupar a presidência da Cides no biênio 2010-2012.

Na ocasião, Márcia Lopes manifestou o engajamento do Brasil em fortalecer a Cides como espaço de intercâmbio de experiências e a Ripso como mecanismo de promoção das atividades de cooperação entre as nações do continente. A reunião de Brasília foi o primeiro passo nesse esforço.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/122827/visualizar/