Bom desempenho do setor agrícola ajudou no ritmo dos empregos formais
Centro-Oeste é região que mais emprega no país
A região do Centro-Oeste, que reúne os Estados de Goiás, Mato Grosso. Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, foi a que registrou maior aumento na criação de empregos no primeiro semestre deste ano, com 136.008 novos postos de trabalho. O aumento foi de 5,61% em relação ao mesmo período de 2009.
Os dados fazem parte do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e foram divulgados nesta quinta-feira (15) pelo Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. De acordo com o ministro, o resultado do Centro-Oeste foi impulsionado pelo bom desempenho do setor agrícola, importante na região.
Já em números absolutos, a região Sudeste foi a que teve o maior número de novas vagas, 894.012, aumento de 4,96% em relação a 2009 e foi a segunda que mais cresceu no período.
Por Estado, Rondônia foi o que registrou o maior crescimento de geração de empregos no país no primeiro semestre deste ano. Com criação de 16.734 novos postos de trabalho, Rondônia teve aumento de 8,31% no mercado de trabalho em relação a 2009. É no Estado que estão sendo construídas as usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, fonte de empregos temporários na região.
Comentários