"A ficha limpa pegou, sem dúvida nenhuma. Essas impugnações devem corresponder a cerca de 10% a 15% dos registros de candidaturas. Isso é algo esperado, que está dentro do normal. Tenho convicção de que a Justiça eleitoral dará uma resposta rápida a essas impugnações”, afirmou o presidente do TSE.
Levantamento feito pelo G1 mostra que, até esta terça-feira (13), em 22 estados, além do Distrito Federal, foram registrados ao menos 1.887 pedidos de impugnação de candidatos e coligações nas eleições de 2010. A data final para a impugnação de candidaturas termina nesta quarta-feira (14).
Dilma
Lewandowski participou nesta quarta-feira de um almoço com autoridades da Comissão Europeia, a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No evento, Lula pediu desculpas por ter citado a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, na cerimônia de lançamento do edital do trem-bala, realizada no dia anterior. A menção à candidata pode caracterizar infração à legislação eleitoral.
Ao ouvir Lula se desculpando, o presidente do TSE apenas sorriu. Depois, disse que o caso só pode ser analisado se chegar à Justiça eleitoral. “O TSE não age. Ele reage. Vamos examinar esse caso quando chegar ao TSE. Tudo depende do contexto e das provas que integram o processo”, disse Lewandowski sobre as declarações de Lula.
Além de se desculpar, Lula classificou a citação a Dilma no evento de terça-feira como um “erro político” e justificou a fala dizendo apenas que tinha “obrigação moral” de fazer o reconhecimento histórico do trabalho da candidata enquanto ministra de seu governo na articulação projeto do trem-bala entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Comentários