Serys registra candidatura e não pedirá voto para Abicalil
Candidata a deputada federal, a senadora Serys Slhessarenko (PT), que está na Itália, afirmou, em entrevista ao Olhar Direto, ter efetuado o registro de candidatura junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), mas garantiu que não pedirá voto para o rival interno, deputado federal Carlos Abicalil, ao Senado.
Serys disse estar satisfeita com o fato de, na disputa por vaga na Câmara Federal, não precisar subir no mesmo palanque que Abicalil. “Não fui candidata a vice (de Silval) porque teria queriam que eu pedisse voto a ele e, por isso, não aceitei. Agora, não terei que pedir voto a ele (Abicalil)”.
Para que o registro fosse protocolado, teve de haver a desistência de um dos candidatos do partido, nesse caso, do médico Alencar Farina. Além do interesse em ver Serys na disputa, Farina também havia alegado motivos pessoais para recuar da disputa, bem como em função de não poder operar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante os três meses de campanha eleitoral.
A senadora conta que houve pressão intensa para que não abandonasse a vida pública, como havia prometido logo que perdeu as prévias do PT para Abicalil e, com isso, ter ficado impedida de concorrer a reeleição. “As organizações populares pressionam tanto que resolvi encarar o desafio”, revelou.
Até o próximo dia 17, ela participa de um debate em Bellagio, na Itália, sobre o projeto mundial definido como Plataforma Global de Votação, que trata do combate à marginalização da sociedade do processo político e campanhas milionárias. Por causa disso, o registro no TRE foi feito nesta quarta-feira (14) pelo advogado da senadora, Vilson Nery.
Comentários