Em 2008, quase três mil trabalhadores morreram em 747 mil acidentes de trabalho. Do total de vítimas, 40% têm entre 19 e 29 anos de idade
Projeto de Ramos inclui Segurança do Trabalho no currículo das escolas estaduais
Os alunos das escolas da rede pública estadual de ensino têm agora, na Assembleia Legislativa, a possibilidade de se preparar previamente para viver em futuro próximo uma rotina segura de trabalho. O objetivo do Projeto de Lei nº 255/2010 – do deputado Wagner Ramos (PR) – é mantê-los fora do cenário de acidentes que já tiraram a vida ou incapacitaram milhares de pessoas no Brasil, nos últimos anos.
O projeto autoriza o governo incluir no currículo escolar o tema Segurança do Trabalho. O histórico e as estatísticas recentes envolvendo o assunto reforçam essa necessidade. “Nosso objetivo com essa medida é contribuir para a prevenção de erros que, infelizmente, custam a vida de milhares de pessoas por ano em nosso país, especialmente em nosso estado”, disse Wagner Ramos.
Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego revelam que em 2008 ocorreram no Brasil 747 mil acidentes de trabalho, com quase três mil mortes e incapacitando mais de 12 mil trabalhadores e trabalhadoras. Desse total, 40% das vítimas são jovens entre 19 e 29 anos de idade.
De posse dessa estatística, o parlamentar republicano alertou para um dado que considerou significativo. “Certamente por conta da inexperiência, os jovens sofrem mais com os acidentes de trabalho. Esse detalhe relevante pode ser minimizado se eles forem previamente preparados para os riscos a que estarão expostos no ambiente de trabalho”, observou.
Entre os temas a serem ministrados estão Equipamentos de Proteção Individuais e Coletivos; Agentes Nocivos e Condutas de Risco; Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho; Ergonomia; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; e Comunicação de Acidente de Trabalho.
O projeto também autoriza o governo a firmar convênios com entidades dos governos federal e municipais, e outras com reconhecido trabalho acerca do assunto.
Comentários