Repórter News - reporternews.com.br
Brasil Eleições 2012
Quarta - 14 de Julho de 2010 às 15:45

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que não está desafiando a legislação eleitoral ao citar em seus discursos Dilma Rousseff, candidata do PT a sucessão.

Ele pediu desculpas por ter elogiado a ex-ministra em evento do governo, ontem, em que foi lançado edital do trem-bala.

"Eu não tenho por hábito desafiar nem o mais humilde dos brasileiros quanto mais desafiar uma legislação que nós mesmos criamos no Congresso Nacional", disse.

Lula afirmou que pode ter cometido uma falha e que algum ministro poderia, no lugar dele, ter falado da participação de Dilma na implantação do projeto.

"Eu fiquei quase que na obrigação moral de dizer que quem tinha começado a trabalhar a questão do trem-bala, a começar o projeto, a discutir, tinha sido a companheira Dilma. Possivelmente não devesse ser eu a ter falado, tinha outros companheiros (...). Mas o dado concreto é que você como jornalista sabe que foi ela que começou, foi ela que trabalhou, foi ela que organizou, foi ela que fez todo o trabalho para que a gente pudesse ontem publicar o edital do trem-bala", disse.

Em seguida, Lula complementou: "Se eu cometi um erro político eu peço desculpas, mas a intenção era apenas o reconhecimento histórico de quem trabalhou para concluir uma coisa."

EVENTO OFICIAL

Ontem, Lula elogiou sua candidata em evento oficial na sede do governo.

"A verdade é a seguinte: eu não posso deixar de dizer, aqui, que nós devemos o sucesso disto tudo que a gente está comemorando a uma mulher. Eu nem poderia falar o nome dela porque tem um processo eleitoral, mas a história a gente também não pode esconder por causa de eleição", afirmou Lula.

Em seguida, Lula disse: "A verdade é que a companheira Dilma Rousseff assumiu a responsabilidade de fazer esse TAV [trem-bala], e foi ela que cuidou, junto com a Miriam Belchior, junto com a Erenice [Guerra]. Não podemos negar isso", completou, no lançamento do edital do trem-bala, no Centro Cultural Banco do Brasil, sede da Presidência durante a reforma do Palácio do Planalto.

O presidente já recebeu seis multas no valor total de R$ 42,5 mil por fazer campanha antecipada para Dilma, mas é a primeira vez que Lula cita o nome da candidata em evento oficial após o registro da candidatura, que ocorreu no dia 5 passado. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/123012/visualizar/