Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 14 de Julho de 2010 às 08:20
Por: Marcondes Maciel

    Imprimir


Com a unificação trazida à prática, os clientes do Unibanco passam a pertencer automaticamente ao Itaú
Com a unificação trazida à prática, os clientes do Unibanco passam a pertencer automaticamente ao Itaú

A integração das agências e caixas-eletrônicos do Itaú e Unibanco, que se fundiram no ano passado para formar o maior conglomerado financeiro do país, com 14,5 milhões de clientes, alterou a rotina de funcionamento nos postos de atendimentos em Cuiabá. Na segunda-feira chegou a haver tumulto nas agências, devido à migração dos clientes do Unibanco para o Itaú. Somente ontem a situação começou a voltar à normalidade. Com a unificação, a partir de agora os clientes do Unibanco passam a pertencer automaticamente ao Itaú e o número das contas bancárias serão alterados, o mesmo ocorrendo em relação aos cartões e talões de cheque, que ficam com a bandeira “Itaú”.

“A unificação não interfere em nada na rotina das agências, além das alterações que já estão sendo feitas”, disse uma fonte ligada à gerência do Itaú, na Avenida XV de Novembro. “As operações continuam sendo feitas normalmente, com ou sem cartão, inclusive as aplicações, saques, depósitos e demais serviços bancários. O cliente não deve se preocupar, pois o banco já está providenciando o envio dos novos cartões, assim como os novos números das contas e talões”, explicou.

Os clientes que ainda não receberam comunicado podem continuar operando com o cartão antigo do Unibanco. “O sistema ainda está reconhecendo os cartões antigos do Unibanco e ainda não há um prazo para a suspensão dos plásticos velhos”. Em Cuiabá e Várzea Grande, são 14 agências unificadas, sendo 10 do Itaú e quatro do Unibanco.

De acordo com um funcionário do Unibanco, agência Barão de Melgaço, a interligação de caixas-eletrônicos possibilita que clientes façam saques e operações nos terminais das duas redes. O conglomerado financeiro também já promoveu a unificação das tarifas. Além disso, os segmentos corporativos (que atendem as grandes empresas) de banco de investimentos e tesouraria já atuam de forma integrada.

O compartilhamento dos terminais de autoatendimento não terá custo adicional para os clientes. “Os bancos pretendem ter um modelo de negócios que possibilite o acesso por seus clientes a todos os terminais de autoatendimento externos. Esse modelo proporcionará significativo aumento da disponibilidade e capilaridade da rede, com ganho de eficiência em relação à atual forma de utilização individualizada das respectivas redes de autoatendimento”, disse uma fonte do banco.

CLIENTES - Os clientes gostaram da fusão das agências. Segundo Odair Carlos Farias, pequeno agricultor residente na estrada Cuiabá-Guia, a unificação “facilita em muito” sua vida de produtor. “Com certeza, vai melhorar porque teremos mais opções, com maior número de agências para nos atender”, disse Odair, que é cliente do Unibanco.

Para o comerciante Paulo Elias de Figueiredo, também do Unibanco, o compartilhamento das agências “é uma boa medida para os clientes”. Ele mora na região da Grande CPA, onde já existe uma agência do Itaú. “Com a unificação, não terei mais que me deslocar até ao Centro”, disse.

BANCÁRIOS – O presidente do Sindicato dos Bancos de Mato Grosso, Arilson da Silva, disse que a unificação das agências do Unibanco e Itaú não teve impacto no nível de emprego no Estado. “Por ocasião da fusão, no ano passado, conversamos com representantes dos bancos e eles nos garantiram que não haveria redução no quadro de funcionários”, afirmou ele.

Segundo Arilson, a carteira de clientes do Itaú/Unibanco vem aumentando e existe uma demanda por mais contratações. O sindicato fez um levantamento e concluiu que há um déficit de 800 bancários nas 200 agências de Mato Grosso. “Estamos atentos e, se ameaçarem fechar [agências] ou demitir, vamos fazer protestos e paralisações”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/123088/visualizar/