Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 13 de Julho de 2010 às 17:44

    Imprimir


O consórcio que vencer a licitação do trem-bala terá seis anos para fazer o trecho completo, entre Rio, São Paulo e Campinas. Mas, de acordo com o presidente da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Bernardo Figueiredo, o vencedor poderá entregar para funcionamento trechos da obra antecipadamente.

Com isso, seria possível, segundo ele, construir algum trecho para a Copa do Mundo de 2014, como Campinas/São Paulo. As obras devem começar um ano após o leilão, marcado para 16 de dezembro deste ano.

Empresários e ministros acompanham nesta terça-feira o lançamento do edital, em solenidade no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede provisória do governo.

Quem vencer o leilão terá o governo como sócio do empreendimento por meio de uma empresa pública, chamada ETAV. O projeto de lei que cria a nova estatal será enviado ao Congresso amanhã.

Vence a concorrência quem oferecer a menor tarifa no trecho SP-RJ. O preço inicial será de R$ 199,73. O primeiro critério de desempate será o da empresa que tiver maior tempo de experiência com operação de trem-bala.

Seis países estão interessados no projeto. O primeiro trem-bala do mundo é japonês, um dos países interessados no projeto brasileiro. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/123155/visualizar/