Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 13 de Julho de 2010 às 16:10

    Imprimir


A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Oeste do Pará concedeu o Crédito Apoio Inicial, no valor de R$ 116.687,00 para o Projeto de Assentamento (PA) Baixão, no Município de Monte Alegre (PA). Os recursos foram revertidos em ferramentas agrícolas e de pesca, além de bens de uso doméstico, de forma a melhorar a qualidade de vida das famílias. A entrega ocorreu no domingo (11), beneficiando 60 famílias.

O evento marcou a retomada das ações de desenvolvimento dentro do PA Baixão, que passou mais de dois anos interditado judicialmente. Em 29 de março deste ano, a pedido da Procuradoria Federal Especializada (PFE) que atua no Incra, a Justiça Federal reviu sua decisão, possibilitando à autarquia dar prosseguimento às políticas públicas que estão sob sua competência.

“Após a desinterdição, começamos a reanimar os associados [assentados] e a colocar a importância desse crédito. A gente vê que vai crescer o ânimo do agricultor em viver e cultivar sua terra. Sabemos que o investimento do Governo Federal faz com que sejamos reconhecidos como clientes de reforma agrária e tenhamos vontade de valorizar a nossa cultura e o nosso trabalho”, sustenta o presidente da Associação do PA Baixão, Ambrósio Vieira da Silva.

Com os produtos obtidos a partir do Crédito Apoio Inicial, Antonio Leão dos Santos, 43, residente há 40 anos na área que hoje é o PA Baixão, trocou ferramentas que utiliza na plantação de mandioca e programa a reforma parcial da casa de farinha que mantém em seu lote. “Vendo a farinha na área urbana de Monte Alegre e em Santarém”, revela o assentado. Ele acrescenta que adquiriu bomba e caixa d’água, que serão instaladas na casa onde mora sua família.

Casas

Paralelamente à aplicação do Crédito Apoio Inicial, a entidade representativa do PA Baixão já planeja a operacionalização do Crédito Aquisição de Material de Construção, também concedido pelo Incra, que corresponde a R$ 15 mil por família e permite a construção de casas.

Em assembleia prevista para ser realizada ainda neste mês, os comunitários decidem quais famílias devem ser beneficiadas na primeira etapa. Inicialmente, a associação selecionou 27 famílias para receber as primeiras casas.

Ações em Monte Alegre

Atualmente, além das ações no PA Baixão, o Incra trabalha em outros assentamentos de Monte Alegre, como o PA Vai Quem Quer, onde 43 casas estão em construção, e os Projetos de Assentamento Agroextrativistas (PAEs) Região dos Lagos, Aldeia, Jaquara, Jacarecapá e Paituna, assessorando os assentados a definir as regras de convivência e as que devem reger as atividades produtivas, como a agricultura e a pesca.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/123174/visualizar/