Dividir as transmissões da Copa de 2010 com a Band não foi um bom negócio para a Globo.
A audiência da emissora com o Mundial da África do Sul foi menor até do que com a Copa disputada na Coreia do Sul e no Japão, em 2002, transmitida no Brasil durante a madrugada, com exclusividade pela Globo.
Os 56 jogos da Copa de 2010 renderam à Globo média de 19,4 pontos na Grande São Paulo. Com a Copa de 2002, a rede teve 21,4 pontos de média.
A Band atingiu 5,3 pontos de média com o Mundial deste ano. Somadas, Globo e Band tiveram 24,7 pontos com a Copa de 2010. Sozinha, a Globo conseguiu mais em 2006: 26,4 pontos.
Cada ponto no Ibope da Grande São Paulo representa cerca de 60 mil telespectadores.
A Copa de 2010 foi marcada por uma aparente queda no interesse do telespectador pelo evento. O número de televisores ligados caiu (foi a 43,7%, contra 47,3% em 2006).
Além disso, a quantidade de aparelhos ligados e sintonizados em TV aberta também caiu. Durante os jogos, o percentual de TVs conectadas em DVD players e videogames subiu de 1,9% em 2006 para 2,9% em 2010. A "audiência" dos "outros canais" (conjunto de mais de 200 canais de baixa audiência, entre pagos, UHF e recebidos por parabólicas) foi de 2,8% em 2006 para 3,8% nesta Copa.
Assim, a participação da Globo no total de ligados (share), que foi de 75% em 2002 (quando a média de TVs ligadas era de 28,6%, menor do que agora, por causa do horário), caiu para 56% em 2006 e para 44% em 2010. Quando somadas as audiências de Globo e Band em 2010, a participação da Copa entre os televisores ligados empata com 2006.
A Copa de 2010 representou um espetacular crescimento para a Band. Sem os jogos, a emissora teve 0,5 ponto durante o Mundial de 2002 e 1,3 em 2006. O SBT, que marcava 3,4 pontos em 2002, atingiu 8 pontos em 2006 e caiu para 4,9 pontos em 2010, mesma audiência da Record (que marcou 4 em 2006 e 1 em 2002).
Comentários