Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 13 de Julho de 2010 às 09:58
Por: Thaiza Fabill

    Imprimir


 

Edson Rodrigues/Secom-MT
Misturador de Ração, equipamentos para agricultura familiar
Fazer a diferença. Esse tem sido o papel do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), na vida de muitos produtores da região. Visando o fortalecimento da agricultura familiar local, o governo tem realizado ações que beneficiam e dão sustentação à produtividade dos agricultores. Para tanto, os investimentos do Governo de Mato Grosso foram revertidos em equipamentos que no dia a dia proporcionam o estímulo das atividades nas comunidades rurais.

Farinheiras, resfriadores, fábricas de ração, câmaras frias, casa de mel, e laticínios foram alguns dos equipamentos entregues pelo governo na primeira etapa do projeto. Agora, nesta segunda fase, cerca de 180 equipamentos estão armazenados em um galpão no Distrito Industrial, em Cuiabá, e serão distribuídos em breve.

“Esse é o maior programa da agricultura familiar do Estado. Um projeto pioneiro, em que nesta fase, estamos montando os equipamentos que serão implantados na comunidade. Assim, vamos intensificar as atividades para o processo de conclusão das etapas”, afirmou o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Jilson Francisco da Silva.

O programa é uma realização do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal por meio do Programa de Desenvolvimento da Agricultura (Prodesa). “São diversas ações do governo em apoio à agricultura familiar na área de produção e de incentivo a industrialização”, avaliou o secretário, ao destacar que, o projeto representa uma nova etapa da agricultura familiar em Mato Grosso.

De acordo com o secretário-adjunto de Política Agrícola, Luiz Carlos Alécio, o programa contempla agricultura familiar em sua cadeia produtiva no Estado. “Foi feito um levantamento das necessidades de produção da comunidade para assim conseguirmos chegar à aquisição desses equipamentos. Um investimento de R$ 13 milhões do governo”, disse Luiz Alécio.

Os consórcios beneficiados com o programa são do Alto do Rio Paraguai, Alto Teles Pires, Araguaia, Complexo Nascentes do Pantanal, Médio Araguaia, Nascentes do Araguaia, Norte do Araguaia, Portal da Amazônia, Portal do Araguaia, Região Sul, Vale ro Arinos, Vale do Guaporé, Vale do Jurema, Vale do Rio Cuiabá e Vale do Teles Pires.

PRODESA

Programa voltado à agricultura familiar, viabilizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio de emendas parlamentares direcionadas para a agropecuária. No Estado, o Prodesa contempla tanto operações de custeio quanto de investimento. Os projetos são elaborados pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e analisados pela Caixa Econômica Federal (CEF).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/123257/visualizar/