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Economia
Segunda - 12 de Julho de 2010 às 22:21

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Enquanto a maioria das franquias brasileiras escolhe as grandes capitais para iniciar a expansão de seus negócios, algumas redes estão partindo primeiro para cidades onde a escassez de seus produtos e serviços é maior e, justamente por causa dessa demanda, conseguem um sucesso muito maior do que nos grandes centros.

Um bom exemplo disso é a história da expansão da franquia Minds English School, rede de escolas de inglês. Nascida em Londrina, no Paraná, a franquia tem como filosofia apostar no mercado de jovens empreendedores, um dos que mais crescem no país. Quando tinha apenas uma unidade na capital paraense, Leiza Oliveira, fundadora da rede, percebeu na pequena cidade de Barcarena, distrito industrial de Belém, no Pará, com cerca de 94 mil habitantes, um mercado em potencial. “Começamos levando os professores de Belém para dar aulas lá, o trajeto era difícil, de barco, e o número de alunos foi crescendo, até que resolvemos abrir uma franquia na cidade. Hoje, ela tem cerca de 500 alunos”, explica Leiza.

A rede de franquias de escolas de ensino profissionalizante, a Evolua, também está seguindo os mesmos passos. Nascida do método Visual Mídia de ensino, que possuía duas escolas – em Santa Rita do Passa Quatro e em Cravinhos, ambas as cidades no interior de São Paulo, a primeira escola da nova marca, que inicia sua expansão pelo interior do Estado foi inaugurada recentemente em Porto Ferreira, uma cidade da região que possui cerca de 55 mil habitantes. “Preferimos iniciar nossa expansão em localidades onde podemos dar todo o suporte necessário aos novos franqueados e, principalmente, onde a população tem carência de ensino qualificado”, afirma Leopoldo Oliveira, um dos sócios da Evolua.

Depois de conquistar as capitais e as grandes cidades dos principais Estados do país, o Grupo Ornatus, detentor das redes Morana – maior rede de franquias de lojas de bijuterias do Brasil, Jin Jin Wok – rede de fast food de gastronomia asiática, e Balonè – rede de lojas de bijuterias no estilo fast fashion, está com plano de expansão que tem foco principal em pequenas cidades do interior, como Mossoró, no Rio Grande do Norte, e Juazeiro do Norte, na Bahia. A Morana, sua principal rede, hoje com cerca de 130 unidades, já está instalada em todas as capitais brasileiras. “Com essa visibilidade, apostar nas pequenas cidades é uma maneira de investir na capilaridade da rede”, explica Eduardo Morita, Diretor de Expansão do Grupo.






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