Farina desiste de disputar eleição e abre vaga para Serys
O médico Alencar Farina (PT) deverá desistir da disputa a deputado federal para ceder a vaga à senadora petista Serys Slhessarenko, que já comunicou a decisão de pleitear a cadeira aos correligionários. Como já expirou o prazo para o registro de candidatura junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE), a senadora só pode concorrer a eleição se algum dos candidatos abrissem mão do pleito.
Serys, que vinha se mantendo irredutível com a posição de deixar a política, foi convencida pela corrente interna da sigla petista sob argumento de que a ala ficaria enfraquecida sem nenhum representante e que ainda perderia espaço no Congresso Nacional caso ela não concorresse nem a reeleição e nem à vaga na Câmara Federal.
O grupo, liderado pela senadora, faz oposição ferrenha à ala do deputado federal Carlos Abicalil (PT), a quem Serys declarou guerra após ter perdido as prévias e, com isso, ter sido impedida de concorrer à reeleição. Ela chegou a chamar Abicalil, da tribuna do Senado, de “ditador” e “oportunista”.
A decisão de Serys de abandonar a vida pública gerou polêmica. O governador Silval Barbosa (PMDB), por exemplo, a convidou várias vezes para ser vice da sua chapa, mas ela recusou, deixando claro que a vontade dela era de pleitear mais um mandato de senadora. Silval, no entanto, não se viu satisfeito e teria se reunido, mais uma vez, com a petista nesta segunda-feira (12) na tentativa de convencê-la a participar da eleição deste ano.
Comentários