Ouvidoria da Seduc divulga atendimento mensal
A ouvidoria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) registra 316 atendimentos no mês de junho de 2010. A maior parte dos registros se dá em atendimentos por telefone, solicitando informações. Um total de 109 pedidos, seguido por solicitação (84), reclamação (64), denúncias (47), elogios (11) e sugestões (1). Nessa ordem.
Na Seduc a ouvidoria trabalha com atendimento ao público interno e externo. As ocorrências vão desde questões ligadas à vida funcional dos servidores, informações sobre documentos, passando por denúncias, reclamações e sugestões sobre demandas ligadas à rede estadual de ensino.
Segundo o ouvidor, Eduardo Baldacci, todas as manifestações são prontamente recebidas e encaminhadas para as providências dos setores competentes de cada área, sempre zelando pelo anonimato do usuário, que assim solicitar. Algumas manifestações são respondidas no mesmo dia, porém o tempo médio é de 15 dias úteis, prorrogáveis se necessário.
Os encaminhamentos chegam ao ouvidor, por seis canais diferentes. São eles, cartão, carta/fax, internet, linha 0800 e telefone convencional, bem como pessoalmente. Para Baldacci, o serviço da ouvidoria precisa ser compreendido como última instância para as soluções das demandas.
Baldacci esclarece que antes de chegar a ouvidoria, o usuário deve entrar em contato com o núcleo mais próximo (Escola, CDCE e Assessorias) para fazer queixas ou solicitar informações. O objetivo é atender prontamente as questões levantadas pelo usuário. “A ouvidoria deve ser acionada, caso não ocorra uma solução eficaz da situação pretendida”, diz ele. E ainda ressalta, que nos caso de reclamações e denúncias graves deve constar provas e informações que assinalem e auxiliem apurações administrativas.
Dentro do papel pedagógico, a Ouvidoria atua com medidas pro ativas como palestras sobre o papel da ouvidoria, liderança e relacionamento interpessoal para equipes das Escolas interessadas. As palestras auxiliam na construção de um projeto de maior representatividade e divulgação dos serviços da ouvidoria dentro das unidades escolares do Estado.
As manifestações podem ser feitas pelo telefone 0800 647 15 20, na Ouvidoria Geral do Estado, pelo endereço eletrônico ouvidoria@seduc.mt.gov.br, no site da Seduc – www.seduc.mt.gov.br, no formulário do link ouvidoria. E ainda, por fax (65) 36136430, pelo telefone (65) 3613 65 88 e pessoalmente. A ouvidoria fica na sede da Secretaria de Estado de Educação, Rua Engenheiro Edgar Prado Arze, 215 - Centro Político Administrativo, prédio anexo.
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