Gestores municipais são capacitados sobre novo formulário do CadÚnico
De acordo com Elizabeth Botelho de Cedro, gestora do Programa Bolsa Família na cidade de Barra do Garças, o novo formulário melhora o trabalho dos municípios. “Nós atendemos cerca de 25 famílias por dia, esse treinamento facilitará as ações sociais desenvolvidas com as famílias de baixa renda”, afirmou a gestora.
O novo formulário do Cadastro Único visa proporcionar, não só conhecimento sobre a nova ferramenta, mas também um novo olhar às famílias vulneráveis socialmente, para que sejam entendidas como portadoras dos mesmos direitos cabíveis a todos os cidadãos. Dados de abril de 2010 apontam a existência, hoje, em Mato Grosso, de 287.725 famílias cadastradas que aguardam a inclusão em algum programa social.
Para Ricardo Pires que representou o município de Campos de Júlio no treinamento, essa qualificação ajuda a analisar melhor a qualidade de vida dessas famílias. “Durante o curso percebi que com maior número de informações beneficiaremos quem realmente esta precisando do auxílio do Governo. Com esse entendimento a mais, vamos ajudar a melhorar a qualidade de vida da população”.
Edilson Charneski, entrevistador social da cidade Cotriguaçú, também ficou satisfeito com a qualificação e disse que o novo formulário servirá como um banco de dados sobre condições sócio-econômicas dos cadastrados. “Esse novo formulário contém mais campos de identificação da população. Neles estão inclusos espaços específicos para moradores de ruas e populações quilombola e indígena entre outros”.
CADÚNICO
O Cadastro Único foi instituído em julho de 2001. Ele retrata a situação sócio-econômica da população de todos os municípios brasileiros, por meio do mapeamento e identificação das famílias de baixa renda. Com essa ferramenta, o governo espera conhecer as principais necessidades dessa classe social e assim, poder subsidiar a formulação e a implantação de políticas públicas para melhor atende-la.
A utilização do Cadastro Único pelas três esferas do governo proporciona maior abrangência dos programas sociais, ajuda a identificar os potenciais beneficiários e evita a sobreposição de programas para uma mesma família.
Comentários