Repórter News - reporternews.com.br
Brasil Eleições 2012
Sábado - 10 de Julho de 2010 às 22:33

    Imprimir


Terminou neste sábado (10), com 3.129 nomes inscritos para disputar os cargos de governador, senador, vice-governador, deputado federal e estadual nas eleições de outubro deste ano, o prazo para registros de candidaturas, no Rio de Janeiro. O número superou a expectativa inicial do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral), que era de cerca de 2.500 candidatos.

Segundo o TRE-RJ, o prazo extra é dado porque sempre há nomes de candidatos esquecidos pelas chapas durante o seu registro. Para garantirem suas candidaturas, eles precisaram apresentar as atas de suas convenções com seus nomes, para comprovar que haviam sido escolhidos pelos partidos.

Na segunda-feira (12), o MPE (Ministério Público Eleitoral) começará as impugnações. Entre os candidatos, há políticos declarados inelegíveis, como os ex-prefeitos de Campos dos Goytacazes, Arnaldo Vianna (PDT), e de Magé, Núbia Cozzolino (PR), cujos advogados trabalham para tentar recorrer da decisão.

Além disso, 211 pessoas tiveram inelegibilidade recomendada pelo TCU (Tribunal de Contas da União) e 902 pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado), por irregularidades em contas públicas. As listas incluem diversos ex-prefeitos que foram lançados candidatos por seus partidos, entre eles Edson Ezequiel (PMDB), de São Gonçalo, e Inês Pandeló (PT), de Barra Mansa. Ambos afirmam que não poderão ser declarados inelegíveis porque não foram condenados - os processos a que respondem ainda tramitam na Justiça.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/123567/visualizar/