Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 14 de Agosto de 2013 às 12:36
Por: Vanessa Alves

    Imprimir


Com o objetivo de criar estratégias e garantir a inclusão social dos trabalhadores da agricultura familiar na produção de energias renováveis, o deputado Ezequiel Fonseca apresentou ao Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário de Mato Grosso, Naelson Luiz Borge de Barros, proposta para inserir os trabalhadores rurais na produção nacional de batata-doce industrial, por meio do selo combustível social. 


De acordo com o deputado, a batata doce industrial é matéria prima para produção do etanol, ecologicamente sustentável. A proposta tem como princípio a sustentabilidade, produtividade e geração de emprego e renda. Para Fonseca, além de produzir a batata-doce o pequeno agricultor passará a ter participação econômica por meio da agroindústria, garantida através do selo social. 


Na reunião, que contou com a presença do coordenador Geral de Bicombustíveis e Consumo do Biodiesel em Mato Grosso, Dieter Matzner, e do especialista em Processamento de Alimentos, Argon Norberto Hachmann Filho, o deputado Fonseca disse que o município de Conquista D’Oeste (536 km de Cuiabá) será o primeiro município a ter implantado a Usinaflex, que produzirá etanol de batata-doce, sorgo e milho para revenda. 


Para ele, a produção do etanol será de menor impacto ambiental, na qual deverá agregar valor à agricultura familiar da região. O delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário observou a proposta e irá realizar reunião com o secretário nacional da Agricultura Familiar (SDF/MDA), Valter Bianchini nas próximas semanas para discutir a proposta, indicadores, viabilidade e possível apoio do Governo Federal. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/12357/visualizar/