Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Sábado - 10 de Julho de 2010 às 08:25
Por: Carolina Holland

    Imprimir


Os assaltantes de Santa Catarina usam uma broca de furadeira de alto impacto, muito mais eficiente do que os maçaricos
Os assaltantes de Santa Catarina usam uma broca de furadeira de alto impacto, muito mais eficiente do que os maçaricos

Parte das quadrilhas que arrombaram mais de 30 caixas eletrônicos neste ano em Mato Grosso é da região Sul do Brasil. A informação é do delegado Luciano Inácio da Silva, da Gerência de Repressão a Seqüestro e Investigações Especiais (GRSIE) da Polícia Civil. As investigações foram concentradas na GRSIE por causa do aumento no número de ocorrências em 2010.

A principal evidência, segundo Inácio, é a ferramenta utilizada pelos bandidos durante os crimes. “Os assaltantes do Sul, mais especificamente os de Santa Catarina, usam uma broca empregada em furadeiras de alto impacto para arrombar os caixas eletrônicos”, explicou. Em Mato Grosso, de acordo com ele, os ladrões usam maçarico, “uma ferramenta grosseira”.

O delegado disse que não há como afirmar quanto foi roubado até agora e nem quantas quadrilhas estão agindo no Estado. “Nós sabemos que é mais de uma, mas não temos um número exato dos bandos”, declarou. “Não temos um valor exato de quanto foi roubado, mas com certeza é menos do que está sendo divulgado por aí. Chegaram a falar em R$ 3 milhões, o que não é verdade”.

Inácio também declarou que a Polícia Civil ainda não confirmou se há policiais envolvidos nos assaltos. “Há muita especulação, mas ainda estamos investigando. Não posso afirmar que há policiais envolvidos. Se houver, serão presos também”.

A Polícia Civil teve a certeza de que havia mais de uma quadrilha no mês de fevereiro, quando dois bandos arrombaram na mesma noite os caixas-eletrônicos de uma das lojas da City Lar e da Receita Federal.

Depois de prender os oito bandidos que invadiram a City Lar, os policiais descobriram que eles não tinham ligação com o grupo que assaltou o caixa da Receita. “Eram dois grupos distintos. Além disso, o número de arrombamentos é muito alto para ser feito por apenas uma quadrilha”, explicou o delegado.

Neste ano, foram registrados 34 arrombamentos de caixa-eletrônico em Mato Grosso, sendo a maioria em Cuiabá. Treze bandidos foram presos, sendo cinco deles nesta semana, quando a quadrilha deles se preparava para arrombar o caixa do Instituto Cuiabano de Educação (ICE).

A polícia apreendeu com o bando um maçarico, um cilindro de oxigênio e um botijão de gás. Quatro assaltantes, a maioria jovens, foram presos ainda dentro da universidade. Um quinto tentou fugir e foi alcançado do lado de fora.

Os arrombamentos mais recentes aconteceram em uma conveniência de um posto de gasolina na avenida Fernando Corrêa da Costa, na sede do Departamento Nacional de Trânsito de Mato Grosso (Detran), no Supermercado Modelo do bairro CPA II, na central do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e na Universidade de Cuiabá.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/123660/visualizar/