O governador atribui a reclamação a ‘ruído na comunicação’ entre o secretário-chefe da Casa Civil, Éder Moraes, e a Assembleia
Silval ameniza queixa contra secretário
O governador Silval Barbosa (PMDB) amenizou ontem a rusga protagonizada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), e o secretário-chefe da Casa Civil, Éder Moraes. “Foi apenas um ruído na comunicação”, disse Silval.
Nesta semana, durante sessão ordinária transmitida ao vivo pela TV Assembléia, Riva pediu ao governador que nomeasse um novo interlocutor do governo com o Legislativo, no lugar Éder. “A Assembleia está com assuntos travados por conta da falta de diálogo com o secretário. Tudo tem limite. Uma pessoa que não se digna sequer a atender um simples telefonema do presidente da Assembleia e do líder do governo não merece ser interlocutor”, queixou Riva que teve a reclamação reforçada pelos líderes do PMDB e PT na AL, os deputados Adalto de Freitas, o Daltinho, e Ademir Brunetto.
Depois do episódio, Silval Barbosa contou que discutiu o assunto duas vezes, por telefone, com o deputado José Riva e que tudo estaria acertado. O governador atenua o clima de atrito trazendo parte da responsabilidade para si. “Se ele [Éder Moraes] não atendeu as ligações do Riva deve ser porque está sobrecarregado. Isso pode ser até uma falha minha”, disse o governador, complementando que irá “diminuir a carga de trabalho destinada ao secretário”.
Silval não considera a hipótese de substituir o secretário da Casa Civil. Ele defende que o “bom trabalho” desempenhado por Éder na Secretaria de Fazenda se repete na atual pasta que administra.
Por meio de sua assessoria de imprensa, Éder Moraes informou que não há crise alguma entre a Casa Civil e a Assembleia Legislativa, e que a interlocução continua fluindo bem.
O encontro entre ele, Silval e Riva ainda não aconteceu porque o progressista está em campanha no interior. De acordo com Silval Barbosa, eles devem se encontrar na próxima semana.
O peemedebista admite que, pela frente, terá a “árdua missão” de dividir o tempo entre campanha à reeleição e agenda institucional. Silval vem promovendo mudanças no staff com intuito de afastar críticas dos adversários de que estaria usando a máquina para fins eleitorais.
Na manhã de ontem, ele empossou o jornalista Onofre Ribeiro como secretário de Comunicação em substituição ao também jornalista Osmar Carvalho que deixa a pasta para coordenar a equipe de comunicação de sua campanha.
O governador antecipou que sua esposa, Roseli Barbosa, também poderá se afastar do comando da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) para fazer campanha na Baixada Cuiabana. “Essa é uma questão que estamos conversando para decidir na próxima semana. A medida será para evitar que secretários usem a estrutura do governo para fazer campanha”, finalizou.
Comentários